Descompactando arquivos no Windows Server Core 2016

- 1 minuto para ler

Para usuários Windows da vida, o uso do Server Core pode se tornar uma experiência bem traumática, principalmente por não termos uma “interface gráfica” com “cara de Windows”. Mas para o bom técnico em TI que entende o “preço que um server paga” por ter uma interface gráfica ativada.

Então uma forma de ter servidores Windows mais “enxutos” é usar a instalação no modo core! E agora os dilemas… Um deles é descompactar um simples zip, onde quando temos a interface gráfica é um simples duplo clique do seu mouse. Pois vamos lá! Powershell como sempre fazendo os caminhos do server core e dos amantes de scripts uma vida melhor!

Segue a ideia:

Add-Type -AssemblyName System.IO.Compression.FileSystem
function Unzip
{
    param([string]$zipfile, [string]$outpath)

    [System.IO.Compression.ZipFile]::ExtractToDirectory($zipfile, $outpath)
}

Uma vez rodado isso é só usar o seguinte comando:

Unzip "C:\a.zip" "C:\a"

Essa dica eu achei aqui no post: How to unzip a file in Powershell?.

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

comentários do Disqus
rss facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora