Instalando Ubuntu Desktop 14.04 no Hyper-V (2-gen)

- 1 minuto para ler

Depois de reinstalar o meu Windows 8.1 Pro, e reinstalar o Hyper-V nele, me perguntei se precisaria instalar o Virtualbox para fazer uma estação de trabalho Ubuntu. Depois de dar uma verificada na internet, achei dois artigos super interessantes que me ajudou a instalar em modo “Geração 2” das Maquinas Virtuais no Hyper-V. Os artigos foram: Ubuntu 14.04 in a Generation 2 VM e Changing Ubuntu Screen Resolution in a Hyper-V VM.

Então o que fiz para instalar?

  1. Criei uma placa de rede interna, pois como uso meu note e ele usa uma placa de rede sem fio, é antigo o problema do Hyper-V com placas de rede externa, e compartilhei a internet da placa de rede sem fio.
  2. Configurei também o uso de mais de 1 processador para agilizar a performance.
  3. Criei uma VM de 2ª geração e desativei da firmware o boot seguro e coloquei a ISO do Ubuntu para instalar.
  4. Depois de instalado, editei o arquivo /etc/default/grub e na linha que diz GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, adicionei video=hyperv_fb:1366×768.
  5. Coloquei a VM do ubuntu em tela cheia.

Depois disso fiz uns testes, mas senti levemente lento, comparado ao uso no Virtualbox. Mas para um uso básico, não vejo problemas no uso! Aprovado! 😀

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

comentários do Disqus
rss facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora