Transformando seu notebook em um chromebook!

- 3 minutos para ler

Em Dezembro, quando comecei minhas férias do trabalho, iniciei com a cabeça cheia de ideias! E uma delas foi converter um dos meus notebooks para um chromebook! Porque? Atualmente uso um Ubuntu Linux neste notebook e analisando o meu uso, acredito que poderia portar para um sistema operacional baseado em nuvem! Fora que o desafio de converter um note em um Chromebook foi o que também o meu motivador! Hehehe!

Vamos a configuração do meu note:

E tenham em mãos:

Quem já conhece os meus posts, sabe que embora eu goste de escrever posts grandes, sou adepto da politica do TLDR (Too Long, Don’t Read) e por isso, se não quiserem ler tudo, podem ir direto para a receita de bolo.

Onde encontrar o Chrome OS? Essa foi a minha empreitada, e verifiquei que do mesmo jeito que o navegador, o sistema operacional tem dois modos: um opensource e outro não.

Não preciso perder muito meu tempo explicando que o opensource é o que temos por aí com alguns mantenedores do código (eu conheci dois, já comento deles) e o fechado pelo Google é o que encontramos nas lojas mantidos pelas grandes marcas como Dell, Samsung e HP.

Então fui atras dos mantenedores do Chromium OS. Encontrei o Hexxeh (na realidade é o mais falado nas redes sociais e foruns), mas infelizmente ele descontinuou as atualizações desde abril de 2013. Depois encontrei outro mantenedor, o Arnold, The Bat, um pouco menos falado que o Hexxeh, mas é o mais atualizado atualmente, com builds diarios, semanais e especiais (versões modificadas com suporte a um determinado hardware, por exemplo). Para o meu caso, precisei de uma versão especial do Bat: suporte a placa de rede sem fio da Broadcom, placa que é um problema no mundo Linux, porque o driver é proprietário.

Receita de bolo

Para converter um notebook em um chromebook, você deve:

Dá um pouco de trabalho, mas vale a tentativa! 🙂

 

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

comentários do Disqus
rss facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora