Adicionando informações do computador na imagem de fundo - BGInfo

- 1 minuto para ler

Desde que entrei para o mundo do Cloud, uma coisa que sempre encontro em servidores de Infraestrutura como Serviço (IaaS), é as informações do servidor em questão no desktop (claro que estou comentando de ambientes Windows Server, e não de Linux e seus amigos).

Achava curioso e sempre pensei em fazer isso nos meus servidores virtualizados no meu computador pessoal, mas era aquele tipo de curiosidade que não estava nas minhas pautas diárias (o famoso vai pra fila dos “um dia desses eu vejo isso”).

Eis que acabei esbarrando em um site da Microsoft que mostra como fazer! Tudo que é necessário é do aplicativo BGInfo, aplicativo do Windows Sysinternals.

BGInfo - TelaExecutando ele pela primeira vez, será apresentado a tela acima, basta escolher o que quer que apareça e clique em Apply para aplicar no computador ou ir em File > Save As… para salvar em arquivo a configuração.

Se optou por salvar, você pode criar um agendador de tarefas que em determinado tempo ou ação do computador rode a seguinte linha de comando:

BGInfo.exe Arquivo.bgi /TIMER:0

Pronto! Servidores e até estações de trabalho atualizadas para quando você fizer acesso remoto, poder verificar as suas configurações de maneira bem praticas!

Desktop com BGInfoMeu desktop com as informações do BGInfo! 🙂

 

 

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

comentários do Disqus
rss facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora