Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Windows Server 2012: Server Core ou Server GUI?

08/02/2014 Tech 2 minutos para ler
computadores fica-a-dica informática powershell server server-core server-gui windows windows-server windows-server-2012

Estou configurando um servidor no meu notebook (máquina virtual no Hyper-V) e me deparei com a questão de qual tipo de instalação deveria escolher, a Server Core ou a Server GUI? Primeiro, vamos entender o que cada uma impacta na instalação:

Server GUI: É a versão que todos conhecem do servidor, isto é, vem completa a interface de administração. Em resumo, é a velha carinha de qualquer Windows que conhecemos (na realidade, o Server 2012 tem uma cara mais simples do Windows 8).

Server Core: Uma versão de instalação criada desde o Server 2008, onde apenas um prompt de comando é colocado como interação do usuário. Lembra muito a ideia de um linux server (normalmente apenas em modo console).

Ok, mas porque uma ou porque a outra? Depende do uso do servidor. Vamos a um exemplo: Um servidor apenas para banco de dados SQL Server, não precisamos de uma tela com iniciar e tudo mais. Outro exemplo: Um servidor de RDS (Remote Desktop Services), bom, preciso inicialmente de um desktop, por tanto um servidor completo.

Agora, quanto ao primeiro exemplo, você pode pensar: “Tá, mas ter ou não ter interface desktop no servidor tanto faz!” E já te digo que faz diferença sim! Esse conceito de “Server Core” vem do linux, que por sua vez tem uma performance muito boa, e muito se dá justamente porque ele nativamente não tem infra estrutura de desktop. Então, normalmente ganho seus 2 Gb de espaço em disco, e o uso da memória, que não precisa de informações gráficas (quase).

Disse logo acima, que o tipo “Server Core” veio desde o Windows Server 2008, mas também um problema assim: Ou um, ou outro! Problema que no Server 2012 eles arrumaram! (Coisa boa!) Em resumo, tanto faz a instalação que tu colocar no inicio, tem como converter em na outra!

Como faz isso? PowerShell!

Para fazer essas mudanças, podemos usar os comandos Install-WindowsFeature e Uninstall-WindowsFeature, junto com as features abaixo:

  • Server-Gui-Mgmt-Infra: Interface Mínima do Servidor

  • Server-Gui-Shell: Interface básica desktop

  • Desktop-Experience: Interface com experiência do usuário (fica quase como um Windows 8)

Então, os comandos ficam:

  • Server Core: Uninstall-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra -Restart

  • Server GUI: Install-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,Server-Gui-Shell -Restart

E está aí, agora podemos usar o modo Server GUI para instalar tudo que precisa e depois mudar para o modo Server Core! Microsoft a cada atualização está melhorando mais! (Daí é eu postar isso, uma atualização do Windows Update me detona a instalação! - Brincadeira!) 😛

via Opções de Instalação do Windows Server