Windows Server 2012: Server Core ou Server GUI?

Estou configurando um servidor no meu notebook (máquina virtual no Hyper-V) e me deparei com a questão de qual tipo de instalação deveria escolher, a Server Core ou a Server GUI? Primeiro, vamos entender o que cada uma impacta na instalação:

Server GUI: É a versão que todos conhecem do servidor, isto é, vem completa a interface de administração. Em resumo, é a velha carinha de qualquer Windows que conhecemos (na realidade, o Server 2012 tem uma cara mais simples do Windows 8).

Server Core: Uma versão de instalação criada desde o Server 2008, onde apenas um prompt de comando é colocado como interação do usuário. Lembra muito a ideia de um linux server (normalmente apenas em modo console).

Ok, mas porque uma ou porque a outra? Depende do uso do servidor. Vamos a um exemplo: Um servidor apenas para banco de dados SQL Server, não precisamos de uma tela com iniciar e tudo mais. Outro exemplo: Um servidor de RDS (Remote Desktop Services), bom, preciso inicialmente de um desktop, por tanto um servidor completo.

Agora, quanto ao primeiro exemplo, você pode pensar: “Tá, mas ter ou não ter interface desktop no servidor tanto faz!” E já te digo que faz diferença sim! Esse conceito de “Server Core” vem do linux, que por sua vez tem uma performance muito boa, e muito se dá justamente porque ele nativamente não tem infra estrutura de desktop. Então, normalmente ganho seus 2 Gb de espaço em disco, e o uso da memória, que não precisa de informações gráficas (quase).

Disse logo acima, que o tipo “Server Core” veio desde o Windows Server 2008, mas também um problema assim: Ou um, ou outro! Problema que no Server 2012 eles arrumaram! (Coisa boa!) Em resumo, tanto faz a instalação que tu colocar no inicio, tem como converter em na outra!

Como faz isso? PowerShell!

Para fazer essas mudanças, podemos usar os comandos Install-WindowsFeature e Uninstall-WindowsFeature, junto com as features abaixo:

  • Server-Gui-Mgmt-Infra: Interface Mínima do Servidor
  • Server-Gui-Shell: Interface básica desktop
  • Desktop-Experience: Interface com experiência do usuário (fica quase como um Windows 8)

Então, os comandos ficam:

  • Server Core: Uninstall-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra -Restart
  • Server GUI: Install-WindowsFeature Server-Gui-Mgmt-Infra,Server-Gui-Shell –Restart

E está aí, agora podemos usar o modo Server GUI para instalar tudo que precisa e depois mudar para o modo Server Core! Microsoft a cada atualização está melhorando mais! (Daí é eu postar isso, uma atualização do Windows Update me detona a instalação! – Brincadeira!) 😛

via Opções de Instalação do Windows Server

4 thoughts on “Windows Server 2012: Server Core ou Server GUI?

  1. Parabéns pela explanação mais fica uma lacuna aberta em um trecho de seu editorial onde cita instalação de um SQL mais com as plataformas novas o SQL esta mais gráfico que CORE e ai como acessar pelo servidor a plataforma, pois as vezes a interface cliente pode dar alguma travada e necessita de um intervenção.

    Parabéns mais uma vez.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *