Falha no boot do Windows Server 2008 R2 – O que fazer?

Olha uma coisa que eu estou sofrendo de ontem pra cá é isso – Problema de boot em um Windows Server 2008 R2 de produção do colégio onde presto serviços. Ele é um servidor virtualizado em um Hyper-V Server 2012 e desde que migrei de um dos servidores Hyper-V para outro, simplesmente o boot deixou de funcionar.

Desde ontem as 21hs até agora, estou lendo diversos blogs, tutoriais de ajuda e foruns sobre o assunto e vi que existem algumas diversas ferramentas para a correção de problemas de boot em sistemas operacionais da linha server e client. Deixo abaixo algumas das mais importantes que achei:

  • Bootrec /FixMbr = Corrige o MBR (Master Boot Record).
  • Bootrec /FixBoot = Corrige os arquivos de boot.
  • Bootsect /nt60 all /force = Força a criação do setor de boot em todos os discos.
  • Bootrec /RebuildBcd = Recria todos os arquivos de boot.
  • StartRep = Inicia um wizard que faz diversas analises no sistema de boot, desde os arquivos até chamadas no registro do computador.

Lembro que como você não consegue inicializar o disco, deve usar o DVD de instalação do sistema operacional, usando a opção de reparação e a opção de prompt.

O que resolveu meus problemas foi o último, o StartRep. Inicializei ele, levou seus 5 minutos para verificar tudo e logo depois me pediu para concluir, reinicializou automaticamente e o boot começou a acontecer!

Sistemas Microsoft tem diversos comandos interessantes em modo console, que já está começando a me deixar com vontade de sempre deixar os servidores em modo “server core”! 😛

Até a próxima!

4 thoughts on “Falha no boot do Windows Server 2008 R2 – O que fazer?”

  1. Prezado Luis, no meu caso fiz este procedimento mas ele diz que o disco não está pronto, você tem alguma idéia para me ajudar, eu entro no prompt e fica em z:, depois entro no c: que fica meus arquivos e disco não está pronto.

    Agradeço sua ajuda desde já.

    1. Oi Thiago.

      Pelo visto deu algo a mais no HD do teu Windows Server. Não sei mesmo o que pode ser. Se puder, coloca o HD em outra máquina e tente rodar alguns diagnósticos.

      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *