Vale a pena propagandas em Flash?

Hoje de manhã, depois de ler uma reportagem em meu tablet, percebi que uma das páginas de propaganda não abriu corretamente, outras sim, e logo pensei: “Algum anunciante acabou de perder meu view.”

Então resolvi fazer este post, para conscientizar o pessoal que desenvolve soluções em marketing  de algo que a seus 10 a 12 anos venho falando: Flash é instrumento de animação, não de programação! Embora ele possua uma linguagem de programação da Adobe, o ActionScript, o projeto dele é animação.

Então alguns devem estar se perguntando: “Mas então projeto a campanha de marketing em que?” e a resposta é: HTML + CSS + JS! Como quase tudo na Web deveria ser, o projeto de uma página, toda a parte escrita precisa ser em HTML, e a parte multimídia, um conjunto de CSS e JS. Não é dificil, apenas precisa de profissional qualificado, um programador.

Mas porque não usar Flash?

Se observarmos na internet, o Flash é usado direto em campanhas de marketing, então porque não usar?

Nas primeiras versões dele, o peso do arquivo era um problema claro. Mas nas últimas versões, isso não é mais uma realidade. Mas a questão de não usar vai mais alem, duas razões:

  1. Ele normalmente não é indexado no Google;
  2. Dependendo do dispositivo, ele não abre (porque precisa de plugin, ou porque não tem suporte).

Um estudo de caso (o que me levou a este post)

Vamos analisar a imagem a baixo:

1362831418416

É uma screenshot do meu tablet, onde estava lendo uma repostagem, e para existir o site de notícias em questão, eles trabalham com publicidade, certo? Ok, então reparem que existia propagandas que conseguiu abrir em meu tablet e outra não.

Imagina se eu fosse o anunciante, que pagou para ter minha propaganda (que pelo tamanho é a de destaque no site), ver que ela não abriu na página em que anunciei. Qual o impacto negativo que isso vai passar? Fiz um investimento e o mesmo não me gerou retorno. Culpo quem? O site? A empresa de propaganda? E alias, se pensam que “devo fazer em Flash por causa da interatividade”, a propaganda no canto superior direito era animada.

Pare de reclamar, me fale de soluções!

html5_no_flash_inside

A melhor solução é trabalhar com as novas plataformas da web 2.0, o HTML5, unido ao CSS3 e frameworks de JavaScript, como jQuery.

Alem de sites muito mais atraentes, a combinação destas tecnologias, que rodam 100% em navegadores como Firefox (v19), Chrome (v25) e até o Internet Explorer (v10). Todos em suas versões mais recentes.

Mas e os navegadores que usam versões anteriores? Aí entra todo um trabalho de adaptar com scripts. Aqui o mais conhecido: HTML5 IE enabling script.

Alguns scripts de configuração de publicidade com jQuery:

E por aí vai! Faça uma busca no Google!

Por fim…

Deixo pr vocês a definição da Adobe, sobre o que é o Flash:

O software Adobe® Flash® Professional CS6 é um ambiente de autoria avançado para criação de conteúdo de animação e multimídia.

Trecho extraído de http://www.adobe.com/br/products/flash.html (acesso em 10 de março de 2013).

Sempre fui da frase: “Cada macaco no seu galho” e acho que essa ainda é uma boa frase, quando falamos de desenvolvimento WEB.

2 thoughts on “Vale a pena propagandas em Flash?”

  1. iPad, iPhone e outros iGadgets não suportam Flash. Se eu estiver usando um iPad, não vou visualizar NADA de Flash.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *