Novo Hamburgo: Cidade Digital

Estive agora de manhã na prefeitura de Novo Hamburgo (cidade onde moro), representando o Colégio Santa Catarina e a Escola de Ensino Profissionalizante Braniewo, no lançamento dos projetos Anel Optico e o portal de Dados Abertos.

O projeto do Anel Optico é uma inovação tecnológica que nossa cidade esta pondo em funcionamento para o primeiro semestre de 2013. O anel irá percorrer todos os principais pontos da cidade como escolas, postos de saúde, e postos da COMUSA (empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade). Um ponto forte comentado foi a ligação desta fibra a fibra doTremsurb (trem que vai até Porto Alegre). Com isso ligando os dados da cidade com a capital e com a governo brasileiro.

Agora, o que mais me interessei foi pelo portal de Open Data que a cidade lançou. Com ele, alem da população ter acesso as informações da prefeitura, as informações podem ser manipuladas para qualquer aplicação. O exemplo dado foi o de criarem um aplicativo para celulares onde acessando os dados abertos dos horários dos ônibus aliado ao GPS dos aparelhos, informar ao cidadão onde e quando os ônibus estarão próximos dele.

Eles ainda comentaram sobre o apoio que as escolas de ensino técnico e superior podem prestar a população criando soluções para atender as demandas. Neste momento fui citado (até porque era apenas eu a representação da educação).

Podemos ver claramente os avanços tecnológicos que a cidade de Novo Hamburgo teve nos últimos anos, desde a implementação de um super datacenter, passando pelo sistema de vigilância por câmeras, e agora o inicio do projeto do Anel Óptico e o portal de dados abertos. E o papel das escolas de ensino profissionalizante e superior é fundamental para a melhora na qualidade de vida da população, uma vez que os jovens talentos podem inovar criando aplicações usando os dados abertos da prefeitura. O ano de 2013 promete para a cidade de Novo Hamburgo.

One thought on “Novo Hamburgo: Cidade Digital”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *