Migração de sistema Cloud (Adeus Locaweb, olá Amazon)

Desde o dia 2 de Novembro, estive migrando os meus clientes da IHCenter do servidor (em cloud) que tinha na Locaweb, para a Amazon Web Services (AWS). Depois de uma semana e meia, mudei todos os clientes (incluindo, claro, o meu blog). Mas, o que levou a esta mudança?

Tudo começou quando o meu servidor começou a apresentar problemas de indisponibilidades malucas, onde do nada o a memória “acabava” e ele simplesmente travava (claro, sem memória para usar, como ele vai continuar?). Ok, todos falavam que o problema nas configurações dos meus daemons, mas eu já tinha optimizado e muito o uso do servidor. Enfim, fui “convivendo” com essa pulga atrás da orelha, uma vez que levava um tempo para isso acontecer.

Passou um tempo, e li sobre a Amazon Web Services, e até li um comparativo no blog da Locaweb, que me fez “esquecer” o assunto, pois “Amazon é mau e Locaweb é o melhor pro mercado brasileiro” (ahuahauhauah ai ai), então continuei com eles por mais um tempo. Até a conversa com meu professor de Roteamento, na Unisinos, que me falou tri bem da Amazon. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Pesquisei um pouco e vi que alguns clientes da Locaweb haviam migrado para a Amazon e aparentemente falando de melhora em performance. Eis que aí fui ver uma instância lá na AWS.

Começou com o tempo que precisei esperar para a instância esta operacional. Do inicio do meu cadastro, a entrar na console da AWS, olhar como se faz a instância e efetivamente logo no SSH do servidor, foi seus 30 minutos. Deste tempo todo, 2,5 minutos foi o que levei para criar e logar no SSH. Ok, criar novas instâncias também é rapido, e sem precisar falar com ninguem. Legal! Agora, e a performance? Então migrei um dos meus sites que tinha no servidor da Locaweb, e aí sim veio a confirmação que estava fazendo um bom negócio! Melhora no acesso em 50~60%! Então lá fui eu migrar todos os clientes!

Hoje, no meio da manhã, terminei meu último backup de segurança da instância da Locaweb e mandei encerrar ela. Ainda levou mais tempo para encerrar a instância do que para criar uma na AWS. Parece brincadeira, mas não é! Sinceramente, sabe o que parece? Parece que deixei de ser criança no mundo de sistemas em Cloud Computing e entrei pra brincar com brinquedos de gente grande! Ahahaha…

E paramos por aqui? Não! Hoje estou já com 2 instâncias na AWS, uma para os serviços web e outra só para o banco de dados! E a IHCenter, vai mudar completamente a forma de cobrar e trabalhar com hospedagens e sistemas (SaaS) que eu coordeno e desenvolvo! Bora voltar para o trabalho! 😉

12 thoughts on “Migração de sistema Cloud (Adeus Locaweb, olá Amazon)”

    1. Oi Victor.

      Como a Amazon tem um esquema com os novos usuários, tenho em alguns produtos 1 ano de graça!
      Com isso reduzi os custos a 1/6 • valor que pagava para a Locaweb.

      Espero ter ajudado!

    1. Olá! Na real até hoje não vi nada de imposto na fatura.

      E estou com um custo muito reduzido em comparação com o uso da Locaweb, ou qualquer outro cloud brasileiro.
      Fora que realmente tu vê elasticidade de verdade!!!

  1. Bom dia Luiz, excelente artigo!
    Sou novo na questão Cloud computing e me desculpe se a pergunta for idiota. Estou precisando migrar um sistema web para a AWS. Você sabe me dizer se eles fazem essa migração automática ou se eu precisarei fazer o upload dos arquivos manualmente? Obrigado!

    1. Olá Leandro.
      Até onde sei a AWS não tem migração automática de conteúdo. Normalmente é necessário ver um parceiro AWS para o serviço.
      Se precisar de ajuda podemos conversar, faço consultoria de Cloud tanto em AWS quanto Azure (Microsoft).

  2. Oi Luiz beleza?
    Querido estou com o mesmo problema que você e muitos outros,porém com a godaddy.

    Vira e mexe,enviam mensagem sobre,limite na cpu e etc.

    Em janeiro último um dos meus blogs,simplesmente desapareceu e ai fui pedir suport a empresa,pois era “verde” no campo de wp/op (não sabia fazer backup de arquivos e etc)

    Pasme
    E simplesmente uma semana depois,enviaram um email notificando-me da devolução total do pagamento(sim me cobraram pelo backup e restituição do blog)
    Pois não conseguiram encontrar os dados.
    Peraí…
    Como?
    (Eu era verde e o povo lá dentro da cia,era podre?)

    Então por esses dias cansei,pois agora estou recebendo notificações diárias sobre limite dos recursos,sendo que meu plano é de “luxe ilimitado ”

    Hahahaha

    Por favor,responda-me essas perguntas

    1-Bem após você migrar ao AWS tudo está funcionando dentro do seu WP?

    2-Seu blog é estático ou isso aplica-se,apenas a sites?

    3-E quanto a acessoria da sua parte?

    4-Quais os custos para você fazer a migração?

    Muito obrigada!

    1. Olá Taillards!

      Eu usei recentemente a GoDaddy também, tentei passar pra eles os cuidados do meu site.

      Respondendo as perguntas:

      1-Bem após você migrar ao AWS tudo está funcionando dentro do seu WP?

      Sim, como é um servidor, configurei todos os serviços para rodar nele e rodou tranquilo!

      2-Seu blog é estático ou isso aplica-se,apenas a sites?

      Meu blog é em WordPress, então tenho tudo rodando de forma dinâmica.

      3-E quanto a acessoria da sua parte?

      Podemos conversar sim! Entre em contato comigo! 😀

      4-Quais os custos para você fazer a migração?

      Vide resposta 3! 😉

      E era isso! Espero ter ajudado! O que me lembra, eu nem estou mais na Amazon mais, estou na Microsoft Azure. Preciso fazer um novo post relatando essa mudança, porque essa foi outra história! 🙂

    1. Olá Flávio!

      Na Amazon o correto a fazer é construir um SO baseado nas imagens que eles possuem.

      Se for uma ISO de sistema (ERP ou afins), aí é possível sim! Apenas gere um arquivo formato ISO e faça o upload direto para a máquina virtual.

      Depois monta a ISO! (Cada SO tem sua forma se montar uma ISO).

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *