(CVE-2012-2122) Vulnerabilidade MySQL no Ubuntu resolvido

- 1 minuto para ler

Postei na segunda-feira (dia 11) uma notícia sobre a vulnerabilidade no MySQL e vi que tanto meu note quanto alguns servidores que cuido e usam sistema operacional Ubuntu (versões entre 10.04 a 12.04) 64 bits, apresentaram a tal falha.

Agora vou entrar numa questão que é a principal hoje para eu usar Ubuntu: Atualizações. Sim, uso linux, mas isso não quer dizer que participo com a comunidade de desenvolvimento dos aplicativos (embora muitos pensam isso quando pensam em usuário linux). Então esta distro em especifico tem um tempo de resposta do desenvolvimento muito rápida! Eu mesmo comentei com meu colega de trabalho sobre isso (a questão da vulnerabilidade dos MySQLs) e ele me perguntou qual era a solução, eu prontamente respondi: Esperar o patch! Mas não disse isso para assustar ele, mas para comprovar que confio nos desenvolvedores de software livre e que eles iam responder rapidamente! Ele não entendeu muito bem isso, mas tudo bem. 🙂

Então, em menos de 24hs, bam! Sai a atualização da equipe do MySQL e por sua vez a equipe de desenvolvimento do Ubuntu lança o pacote e pronto! Problema resolvido!

Para quem quer saber mais, deixo aqui o link do USN (Ubuntu security notices) da falha e a correção: USN-1467-1: MySQL vulnerabilities.

Alias, para não perder tempo, a correção é atualizar: sudo apt-get upgrade. Simples assim! 😉

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

comentários do Disqus
rss facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora