Luiz Souza

DevSecOps Specialist

[Resolvido] Como instalar PHP 5.2 no Ubuntu 10.10 (Maverick) e 11.04 (Natty)

09/01/2012 Tech 2 minutos para ler
downgrade fica-a-dica linux php server ubuntu upgrade versão

O ano de 2011 foi um ano de muito configurar servidor no colégio que trabalho. Tanto que tive exatamente esse problema: Instalar um sistema operacional atual, o ubuntu 10.10 server e me deparar com o caso que o sistema web para portal que usamos funcionava na versão do PHP 5.2.

No meu caso tive um agravante: apt-add-repository não roda na versão server, então foi eu ir no site da Launchpad.net e pegar as configurações para colocar em /etc/apt/sources.list, depois um apt-get update e depois sair removendo o PHP mais novo e instalando o antigo. Mas para quem usa a versão desktop, abaixo a explicação mais simples impossível!

A solução

É mais fácil que parece! Primeiro, adicionamos o PPA generosamente fornecido pelo Andphe:

sudo apt-add-repository ppa:andphe/php && sudo apt-get update

Agora, com o repositório adicionado e atualizado, abra o Synaptic Package Manager e procure os pacotes do PHP:

Synaptic-PHP

Caso esteja utilizando o Ubuntu 11.04 (Natty), é agora que precisamos fazer um rapido ajuste. Vá para Settings -> Repositories e clique em Editar no repositório que adicionamos. Agora troque a palavra “natty” por “maverick”. Depois de fechar, dê um apt-get update.

Synaptic-repo

Se, como eu, não conseguiu ver as versões 5.2.17 do PHP, olhe mais de perto… selecione um pacote com prefixo “php5” e clique em “Properties”:

PHP Versions

Beleza, então o pacote correto está aí, mas por algum motivo o Synaptic não quer instalá-lo… a solução é forçá-lo a instalar esta versão: selecione o item e clique no menu “Package -> Force Version”.

PHP force version

Beleza, agora o Synaptic aceita instalar a versão que queremos, a 5.2.17! Agora só falta um passo importante: bloquear a versão para que ela não seja atualizada automaticamente para a 5.3. Após instalar cada item, clique no menu “Package -> Lock Version”.

PHP locked

Conclusão

Pronto! Até que é fácil né? Para evitar problemas, instale os pacotes nesta ordem: “libapache2-mod-php5”, “php5-common”, “php5-cli” e depois o resto.

Espero que tenha ajudado!

Ajudou sim! E muito no meu caso! 😉