Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Linux: Shell Script

13/06/2011 Tech 1 minuto para ler
computadores fica-a-dica linux programação script shell-script

Tá aí uma coisa que poucos usuários linux atuais sabem mexer a fundo: Shell Script.

Mas o que é isso exatamente? Shell Script é uma linguagem de scripts (não é considerado uma linguagem de programação) para uso de alguns interpretadores de comandos, usados por diversos sistemas operacionais. Os que mais usam são os GNU/Linux. (leia mais na Wikipédia sobre ShellScript).

Mas, interpretador de comandos, eu quero dizer o console mesmo! Como muitos usuários linux atuais usam apenas interface gráfica, eles acabam perdendo o melhor do parquinho!

Com essa ferramenta de scripts podemos fazer desde tarefas simples como agendar uma cópia de arquivos (backup?), a até programar diversas ações baseando em tempo ou decisão do usuário. Criar neste tipo de linguagem é também simples, pois não precisamos compilar nada, apenas digitar o nome do arquivo que acabou de criar.

Como é uma linguagem de scripts para interpretadores de comandos, eles precisam conhecer esse tipo de linguagem. O que quero dizer é que não adianta nada querer que o velho DOS ou o CMD (interpretador de comandos do Windows) entenda algo né? Os interpretadores de comandos que entendem são: sh, bash, ksh, tsch, etc.

Um exemplo de script:


if [ $1 -lt 10 ]; then

    echo "Número menor que 10"

else

    echo "Número igual ou maior que 10"

fi

Se quiserem aprender mais, eu deixo uma página interessante que li hoje sobre isso:

http://www.devin.com.br/shell_script/

Neste link, vocês podem ver um mini curso muito bem explicado de como usar os principais scripts deste poderosa ferramenta!