Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Servidor Windows 2008: SNMP e MRTG [Resolvido]

26/04/2011 Tech 1 minuto para ler
2008 computadores mrtg tráfego windows windows-server

Desde sempre usei em meus servidores linux e roteadores o MRTG para controlar a quantidade de banda internet que estava consumindo. Isso é importantíssimo para o controle de qualquer gargalo de rede, prever os momentos de pico do uso dos recursos de rede, etc.

Pois bem, hoje me coloquei um desafio que pensei nunca precisar: Usar o MRTG no Windows! E até que não doeu e nem arrancou pedaço! Hehe..

Bom, primeiro eu fui no velho e bom amigo Google e pesquisei sobre o uso do MRTG e do SNMP no Windows, e achei duas coisas interessantes. Um artigo no Viva o Linux chamado “Instalação de MRTG em ambiente Windows” e como nunca tinha visto o SNMP em um servidor Windows, um help basico na microsoft “TCP/IP Fundamentals for Microsoft Windows: Appendix B - Simple Network Management Protocol”.

Bom, acabei seguindo o tutorial do Viva o Linux e acabei percebendo que a instalação do Perl e do MRTG era mais fáceis que o próprio tutorial indicava. Por exemplo, a instalação do Perl é via MSI, o que fez uns poucos clicks e tudo ficar funcionando. Logo depois, o MRTG é descompactar e usar!

Segundo passo que dei foi habilitar e configurar o SNMP conforme li no help do Windows e por fim, usei o comando:

perl cfgmaker public@localhost -global "WorkDir: c:mrtg" -output mrtg.cfg

Depois o comando:

perl indexmaker mrtg.cfg > C:wwwindex.html

E por fim:

perl mrtg mrtg.cfg

De inicio, o sistema apresenta alguns “warning”, mas sem problemas isso é porque nunca foi executado o comando.

Tá, mas e como o c:\www vira uma pasta no IIS? Primeiro verifique e instale o IIS (meio lógico, mas pense que alguns vão esquecer de ver isso 😜), depois disto é só adicionar um diretório virtual no “default site” (no meu caso chamei de mrtg) e apontar para o diretório.

Faltou alguma coisa? Hum… Ah sim! Seguindo a idéia do tutorial, coloquei como RunAsDaemon!

E era isso! MRTG no Windows sem muito esforço!