Ainda de olho: VMWare está comprando a Novell

VMWare comprando a parte “SuSE” da Novell? Imagino onde isso vai parar: Competição com o kernel linux do XEN.

Bom… Ainda estou de olho! 🙂

Se o VMware irá fazer um bom trabalho cuidando do SUSE Linux é outra questão. Paul Martiz, CEO da VMware, é um dos antigos formadores de opinião mais influentes para a Microsoft. Não pense que só porque uma vez ele poderia ter sentado na cadeira de CEO da Microsoft, que é um bom amigo da Microsoft hoje em dia. Quando a Microsoft recentemente tirou um anúncio dos EUA Today exortando as empresas para não comprar as licenças Vmware a longo prazo, o que restou foi o amor perdido.

Por sua vez, Maritz teve pouco a dizer sobre a Microsoft recentemente. “Eu iria tão longe para dizer que o VMware/Novell tem menos a ver com a Microsoft do que com a Novell dos dias de hoje.”, disse.

Isso não quer dizer que a VMware/Novell não vai trabalhar com a Microsoft. Há muitos clientes Windows trabalhando com virtualização VMware, e um bom número de clientes Windows que trabalham com Linux estão fazendo isso com o SUSE Linux. A VMware pode até não gostar da Microsoft, mas eles não vão prejudicar a si mesmo para se vingar deles.

Ao mesmo tempo, porém,a VMware será feliz em usar o recente lançamento da Novell, o software Cloud Manager para mover os usuários para instâncias virtuais SUSE Linux, longe, muito longe do Windows. Novell e Vmware já estavam trabalhando juntos há muito tempo antes desse negócio começar a se materializar.

Além disso, a VMware sabe que para que sua empresa consiga obter qualquer valor real da Novell, terão que ajudar o Linux e os softwares livres. Eles talvez não sejam loucos por isso, mas eles não tem que ser. As empresas tem aprendido que o Software Livre faz uma boa quantia de dinheiro. É por essas razões práticas e motivos financeiros que a VMware vai apoiar o Linux e fazer o SUSE Linux o sistema operacional principal para virtualização e servidores cloud.

via Linux Magazine Online – VmWare está comprando a Novell.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *