O mistério da porta 25: por que provedores bloqueiam o acesso?

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Não entendeu ainda porque seu provedor mudou a porta de envio de mensagens? Aqui está o porque: SPAM! Não teu, não meu.. Mas dos outros!

A recomendação feita pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para bloqueio da porta 25 do protocolo TCP, usada para envio de e-mails, começa a ser seguida de forma mais ativa pelos provedores de acesso no Brasil.

Desde terça-feira (5/1), o UOL tem bloqueado o envio de e-mails por essa porta de comunicação, que é considerada um dos principais meios de propagação do spam. No seu lugar, os usuários foram instruídos a adotar a porta 587, que é uma das que exigem autenticação. A porta 587 tem sido oferecida pelo UOL desde 2004.

A medida atinge quem costuma enviar e-mails com ajuda de programas de mensagens, como Outlook, Thunderbird ou IncrediMail. Para continuar a enviar e-mails, essas pessoas terão de alterar a configuração dos programas, seguindo as recomendações do provedor. Usuários de webmail não são afetados.

Num dos e-mails enviados aos assinantes nas últimas semanas, ao qual o IDG Now! teve acesso, o provedor forneceu as instruções para reconfigurações de SMTP e POP, justificando que “a mudança nas configurações tem por objetivo aprimorar o combate a spams, conforme acordo do UOL com o Comitê Gestor da Internet”.

via O mistério da porta 25: por que provedores bloqueiam o acesso? - Internet - IDG Now!.

Luiz Pereira de Souza Filho

Luiz Pereira de Souza Filho

Absorvendo a cultura devops desde 1997! Formado em Segurança da Informação pela UNISINOS, consultor em Cloud Computing, programador Web-Mobile e gamer casual! Trabalha atualmente como Cloud Engineer na Umbler e como professor no curso técnico em informática na IENH.

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