Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Atenção programadores web e webdesigners..

24/10/2009 Etc 1 minuto para ler
3g celular e71 fica-a-dica mobilidade nerd nokia programação psp s60 smartphone software symbian tecnologia tecnologia-móvel

… reparem a sua volta! Olha a tecnologia móvel tomando conta!!

Desde o surgimento das redes 3G, trazendo banda larga para celulares e smartphones, o uso delas em qualquer lugar está cada vez mais comum, e então um problema está ficando cada vez mais em evidência: algumas páginas simplesmente não abrem em dispositivos móveis, ou algo ainda pior.. São páginas grandes demais e consomem precioso trafego e ainda não abrem direito! Esse tipo de problema pode fazer o site perder o visitante.. Pois se era uma pesquisa via Google, ele simplesmente vai procurar outra página.. E não preciso dizer o que isso vai causar, não?

Posso dizer que o Brasil é (a nível de programadores web) o país que mais tem chance de converter o formato das páginas para tecnologia móvel. E porque? Uma palavra: Tableless. Este método de trabalhar com as tags (x)HTML em seu modo puro e apenas montar o design com uso de folhas de estilo (CSS), propicia uma das formas mais rápidas de adaptação, pois apenas precisamos de uma folha de estilos para a acessos via aparelhos móveis, e uma função (que pode ser na linguagem que vocês mais gostam) para o controle de browser (alias, muitos aqui já devem ter usado esse tipo de solução para “aumentar” a compatibilidade do site com o browser do visitante).

E que tipo de site seriam os mais evidentes a ter versão móvel? Eu diria todos, mas claro que alguns são os mais “gritantes” a mudança e eu posso citar: Sites de portais, notícias (jornais, blogs, e afins), apresentadores (stand up, palestrantes, e afins), eventos, sites sobre tecnologia móvel (por incrível que pareça.. quantos sites assim eu acesso e simplesmente não abre no meu smartphone), e os de segunda instancia que seriam as redes sociais, flogs, vlogs, e por aí segue!

Estão vendo que isso implica em muito trabalho não? Tá aí o diferencial em meio a essa selva e guerra de mercado de desenvolvimento para web.. O que está esperando? Pegue seu celular e comece a vender sites!!

Publicado pelo Wordmobi