Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Eu me acho, tu me achas! - Google Latitude

15/09/2009 Tech 1 minuto para ler
blog geojson google google-maps gps gtalk kml mobilidade nokia orkut programação rss smartphone software symbian

Desde que tinha um Nokia E65 eu uso e adoro o Google Maps para Symbian S60. Uma das melhores features dele era que ele triangulava mesmo sem o auxilio do GPS pelas antenas da empresa de celular e mostrava sua localização aproximada. Tá certo que a margem de erro era de mais de 1Km, mas já ajudava!! Depois quando usei no Nokia N95 8Gb, eu maravilhei com a era GPS, onde me localizava com uma margem de erro de uns 100mts (aproximadamente, pois quando o celular não acha os satélites de GPS próximos.. esquece!).

Ainda na época que tinha o N95 8Gb, eu usei um produto que foi colocado junto com o Google Maps Mobile: o Google Latitude! E esse sim veio com uma proposta interessante: Você alem de ter a tua localização, ter a localização de teus amigos!!! Usei esse aplicativo por meses sem ter amigos (pra ser sincero tinha meu colega de trabalho que tinha o mesmo aparelho e trabalhava comigo e então era inútil ter esse aplicativo).

Hoje tenho o Nokia E71 e continuo usando o Google Maps Mobile com o Latitude e percebi de cara que agora as pessoas que usam Smartphone aumentou e muito, pois hoje tenho adicionado já umas 5 pessoas que usam ele e acredito que esse número tente a aumentar, pois querendo ou não tá ficando cada vez mais fácil adquirir smartphones.

Bom, e agora o Latitude finalmente faz uma coisa que procurei muito tempo (desde a era N95 8Gb): Publica a localização em blogs, Orkut ou no Gtalk!

Agora, uma coisa que me chamou a atenção (não podia deixar meu lado de programador ficar quieto) foi que alem destes tipos de localização, você pode também usar um arquivo de feed KML (formato do Google Earth) ou um feed em GeoJSON, fazendo então uma forma de integrar com quase qualquer aplicação que se possa desenvolver e tenha algo haver com a localização de uma pessoa.