Luiz Souza

DevSecOps Specialist

3G Watchdog: fique de olho em seu plano de dados

04/01/2011 Tech 1 minuto para ler
3g android informática mobilidade smartphone watchdog

Eu tinha um Nokia E71 e de Natal resolvi me dar de presente um Samsung Galaxy 5, porque tinha Android e quero programar e tal.. Na real teve outros motivos, mas não vem ao caso no momento.

O que vem ao caso foi meu pequeno empasse que consegui com a compra dele: Consumo de internet 3G!

Possuo um plano de dados com a Claro de 500Mb mensais e normalmente com o E71 eu gastava de 150Mb a 250Mb por mês… Pois bem, em 2 semanas comprado o Galaxy 5, consegui consumir os 500Mb de internet!!

Bom, depois de conseguir essa façanha, me coloquei de castigo, acessando somente quando preciso. E procurei formas de controle do meu consumo.. Usei o Network Monitor, mas ele tinha uma coisa que faltava: Controlar a data de inicio e fim do meu plano de dados.

Hoje, a @garotasemfio me deu uma luz sem querer querendo… Ela primeiro retuitou uma pessoa que comentou do DataQuota para Symbian (o qual por um acaso usei muito e gostava no E71). Depois disso, ela tuitou uma solução para Android, o 3G Watchdog.

Fui atras, instalei e realmente… Um DataQuota pra Android, e com mais: Se instalar o APNDroid, ele pode bloquear seu acesso 3G se tu atingir determinada porcentagem de uso!!! Maravilha, não??

Tu tens Android? Não perca tempo! Market e manda instalar que é tudo de graça! 😀