Problema de leitura em HD externo USB [Resolvido!]

Ontem de noite me deparei com um problema que me deixou com frio na espinha: Meu HD externo USB de 250 Gb simplesmente “perdeu a formatação”. Este era simplesmente meu disco de dados, onde tinha tudo.. Fotos, videos, softwares, etc..

Aviso: Se você esta aqui lendo para tentar recuperar o seu HD externo, e não quiser ler minha história, pode pular direto para “receita de bolo”.

Então trocando um papo com a @Clarini via Nimbuzz, ela lembrou de um programa muito bom para recuperação de dados: o GetDataBack. Baixei uma versão mais antiga com serial junto (sim, isso é pirataria e blablabla mas foi no desespero, acreditem) e mandei rodar enquanto fui jantar na minha mãe (o GetDataBack disse que levaria mais de 4hs pra ler o meu HD de 250Gb, o que deve ser por causa da velocidade de leitura da USB). Alias, vale lembrar que esse software é para Windows, e se lembram a alguns posts atras, estou agora usando Linux no meu notebook. Mas como sou um bom técnico em TI e um nerd que gosta de MMOs, tenho uma pequena partição com Windows XP Pro, e então usei ela. E como eu só uso essa partição de vez em nunca, eu não havia configurado nada quase, somente os drivers, skype e nimbuzz, eu mandei o GetDataBack ler o HD e baixei a tampa do notebook.. Não preciso lembrar que isso por padrão do XP é o comando para entrar em modo de espera, não? Sai achando que ele estava rodando o programa, e voltei umas 3hs depois.. Achando que estaria quase completo, e para minha surpresa, o LED indicava que estava “em espera”. Não preciso dizer o quão feliz fiquei com isso. Arrumei este pequeno “bug operacional”, mandei ele fazer a leitura novamente (mais 4hs) e resolvi ir dormir.. Acordo com a minha filha (uma cadelinha linda chamada Borboleta) me lambendo e me chamando pra abrir as portas pra ela passear, quando me levanto, para minha surpresa olho pro note e lá está ele em modo de espera novamente!!! Olhei o que aconteceu e havia esquecido de um pequeno detalhe: Instalação padrão do XP ele configura para entrar em modo de espera depois de 10 minutos ocioso!!! Bom, depois dessa eu perdi o sono… E fui para o Linux.. Tentei mais uma vez montar o HD.. Nada.. Erro..

Entrei no grande Oraculo da internet, e perguntei a ele pelo erro que o Linux reportou.. Daí um rapaz comentou que esse erro pode ocorrer nos Windows por não mandar desconectar o HD via software antes de remover fisicamente, por causa da “flag de uso” dele. Lembrei que o erro começou quando não consegui ler normalmente o HD em um outro Windows XP (do meu PCTV que tava instalando o Windows MCE 2005). Então poderia ser isso.. E comentaram que somente pelo Windows poderia ser recuperado, “Windows tools” eles comentaram. Certo, voltei para o Windows e tive a brilhante ideia: Recorrer ao único Sistema Operacional bom que a Microsoft roubou… O MS-DOS!

Entrei no DOS e fiz um comando que havia testado no Windows sem sucesso: chkdsk. E não é que ele passou na unidade, e RECUPEROU o formato?? Não preciso dizer que dei pulos “desta idade” de alegria!!!

Receita de bolo:
Para quem tiver um problema parecido, entre no MS-DOS (ou CMD) e digite:

chkdsk f: /f

Lembrando que “f:” é a unidade que estava o meu HD externo.. Ajuste para a sua unidade..

Estou feliz com essa recuperação!

730 opiniões sobre “Problema de leitura em HD externo USB [Resolvido!]”

  1. Meu !

    Deveria existir mais pessoas como voce.

    Qiue ajudam os outros pela internet.

    Acho que pulei como voce!

    Aconteceu a mesma coisa comigo em relação ao HD e fiz os comando e funcionou.

    Estou feliz pra caralho!

    Muito obrigado, obrigado mesmo!

    Grande abraço !!!

  2. Cara, você salvou meu dia!

    Estava feliz que tinha fechado alguns negócios, vou usar meu hd externo no cliente e nada, da um ERRO dizendo que precisa ser formatado fazendo eu passar uma saia justa, chego em casa e acontece a mesma coisa, já está perdendo a cabeça pois lá tem TUDO que eu preciso para trabalhar, perdendo as esperanças achei esse site e usei o comando, foi na CAIXA! .. haha, obrigado cara, parabéns pelo site!

    []'s

  3. POis amigo estou no mesmo caso que estava, mas infelizmente fiz e não foi encontrado, e esta tudo la, fotos arquivos trabalhos, muitas imagens que uso nos meus trabalhos estou em desespero agora

  4. MUITÍSSIMO OBRIGADO. CONTINUE ASSIM COMO VC É. UM CARINHA MUITO LEGAL, QUE AJUDA O PROXIMO SEM 2S. INTENÇÕES. UM GRANDE ABRAÇO. SOU ADVOGADO. SE PRECISAR ALGUM CONSELHO, PODE CONTAR COMIGO. É SÓ POSTAR. TB SEM 2S INTENÇÕES

  5. Ao meu aparece "O tipo de sistema de ficheiros é RAW.

    CHKSDK não está disponivel para unidades RAW"

    Ajuda, tenho 600 Gb em Filmes e 300 em Séries….

    1. Realmente, quando o formato não é NTFS, infelizmente a solução não funciona.. Pesquisei um pouco sobre esse sistema e parece que muita gente encontrou o mesmo tipo de problema… Uma pena… Se não conseguires recuperar os dados, formata como NTFS usando isso:

      format e: /q /x /fs:NTFS

      Onde "e:" é a letra do HD externo.

      Desculpe não poder ajudar mais…

  6. Amigo Luiz,

    Muito Obrigado, o HD estava do nada aparecendo que precisava ser formatado, e com seu comando consegui recuperar arquivos importantes (todos).

    Muito Obrigado.

  7. preciso gritar: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHH

    Fantástico!

    Trabalho com informática há muito tempo…. Para você ter uma ideia, eu dei muita aula de MS-DOS, Wordstar, Lotus 1-2-3… Então o CHKDSK já é um velho conhecido. O problema é que, diante da possibilidade de perder um HD de 320GB recheado de dados, o chão "sumiu"… srsrsrsrsrsrr…. Não conseguia pensar em nada… Fui ao Google (oráculo) e cheguei aqui… vi o comando, as ideias "clarearam", rodei…. já era! problema resolvido!…. ahahahahahahahahahaha…. valeu brother!!!

    1. Camarada estou com o mesmo problema meu HD SAMSUNG 500 GB Parou de reconhecer em todoas as maquinas que o conecto, ja tive no gerenciador de disposito para vericar as partições e nada dai instalei o GetDataBack ele achou o hd com 285GB até ai tudo bem o pior é que não consigo ver os dados do HD. e o mesmo não gera uma letra

  8. Ola…

    Nossa seu site salvou a minha vida….

    Eu e meu marido temos um note e como temos bastante arquivos compramos um HD externo pois o do note eh soh de 60gb.

    Acontece que meu marido restaurou o sistema e depois o HD externo nao acessava… ele tentou em outo pc e nada…. entao resolvi pesquisar no google sobre problemas em HD externo e achei seu site…. cheguei em casa e resolvi fazer o que vc escrevia ai encima…. mas sem esperança…. mas no final deu super certo… dei pulos aqui de alegria… e queria MUITOOOOOO DE AGRADECER… por resolver nosso problema…..

    Obrigada mesmo……

    Aline de Blumenau

  9. Tenho o notebook com um HD de 40GB, nele havia o windows xp no C, e no D e E haviam (ou há, assim espero) arquivos de fotos de meus filhos desde seus nascimentos. Na semana passada, ao testar um dvd de recuperação do Keep-OS no referido notebook aconteceu algo que tem me tirado o sono. O Keep-OS (Linux) particionou e formatou meu HD. Ao tentar usar o note, o Keep-OS fica travado na tela inicial. Como faço pra recuparar aqueles arquivos? Espero que posso me ajudar. Antecipo meu agradecimento.

    Jose Altino.

    1. @ Jose Altino, no teu caso, acredito que somente usando um programa de recuperação de dados, como o GetDataBack. Pois ele chegou a formatar e por isso colocar todos os dados de forma "deixe sobrescrever".

      Sorte aí e qualquer coisa me avise!

    1. @ Vinicius tu tens que entrar no DOS, isto é, no XP, acessar o "Prompt de Comando".
      Depois disto, digite o comando exatamente como está:

      chkdsk f: /f

      E troca o f: pela letra da unidade que tu queres arrumar. Para isso, acessa o "Meu Computador" e olha ela lá..

      Abraço!

  10. Cara, simplesmente sensacional!

    Estava precisando urgentemente de uns arquivos de um HD de thinkpad que deu problema, um caso quase de vida ou morte! haha

    Salvou nossa vida, muito obrigado mesmo Luiz!

    Abração

  11. Sou totalmente leiga em programação, então pode ser que eu esteja fazendo uma bobagem bem simples. Mas o fato é que digito o comando (meu HD aparece como drive "e") e a resposta é "Parâmetro inválido – /e"

    A versão do Windows é "Windows 7 Starter", pode ser isso?

    Muito obrigada desde já pela ajuda!

  12. Obrigada Luiz, tinha entendido que deveria digitar "chkdsk e: /e". Agora reconheceu, mas dá a mesma mensagem que outro já postou lá em cima:

    "O tipo de sistema de ficheiros é RAW.

    CHKSDK não está disponivel para unidades RAW"

    Quer dizer que só formatando? Perderei mesmo todos os arquivos???

    Obrigada novamente!

  13. Olá. Meu problema: eu estava copiando toda a minha biblioteca do meu notebook (win_7) para um HD externo eGo Iomega 500GB, quando houve um travamento, acho que tinha parado de fazer o processo mas sem concluir pois vi que não tinha copiado todos os pouco mais de 100GB. Então tentei ejetá-lo, e tirei o cabo USB2. Depois quando o reconectei ao notebook, o HD externo ficou fazendo um barulho estranho, parecido com uma agulha arranhando um metal. Tem várias vezes, às vezes ainda aparecia o HD na unidade f: identificado no Windows Explorer, mas depois de várias tentativas de acessá-lo não houve mais a identificação. Tentei sua "receita de bolo", mas infelizmente não houve resultado satisfatório, aparecendo a mensagem no MS-DOS após o comando "chkdsk f: /f": "Não é possível abrir o volume para acesso direto.". E quando digito no MS-DOS "f:" : "O sistema não pode encontrar a unidade especificada."

    Por favor, me ajude! Desde já agradeço a atenção… Abraço.

  14. quem dera se meu problema fosse assim a questao do comando funciona perfeitamente mais com uma condicao que o HD esteja reconhecido

    mau hd externo e SANSUNG um lixo, quando conecto ele no pc nao reconhece aiii ferro

  15. Parabéns cara por fazer o bem não importando a quem. Muito obrigado mesmo, pensei que tinha perdido meu HD e já estava pensando na hipótese de pagar para recuperar os dados. As coisas acontecem justamente quando mais precisamos e eu estava num mato sem cachorro, me vi refazendo todo o meu trabalho. Obrigado e continue assim. Valeu………..

  16. CARA VALEU MESMO VOU ME FILIAR A ESTE FORUM E PASSAR TB MINHAS EXPERIENCIAS COM VCS, VALEU MESMO RECUPEROU MEU HD EXTERNO DE 500 GB INTERIRINHO.

  17. segui a receita de bolo mas no final obtive a seguinte mensagem:

    Espaço em disco insuficiente para corrigir o arquivo de clusters defeituosos.

    CHKDSK anulado.

    E agora o que eu faço? Vou ter que formatar meu hd mesmo?

  18. - " Brother é o seguinte:"comprei um Hd externo Samsung 500Gb mas na hora de copiar os arquivos para dentro dele não da problema algum mas na hora de passar os arquivos pra outro Pc ou de volta para minha maquina da um erro (na maioria das vezes quando 0 arquivo é grande Ex:jogo,filme) ta dae baixei uns programinhas no suporte da samsung um tal de Samsung auto beckup dae ele ficou horas fazendo copias de seguranças e seila o que quando fui abrir a unidade externa o hd não abria mais e pedia para ser formatado e alem disso mudou o nome da unidade que eu tinha posto nele para :(F) dae eu te pergunto Expert como faço para fazer essa minha merda funcionar com segurança e tranquilidade?

    – valeu pelas dicas só seje menos detalhista de como você é no seu dia isso parece meio Gay!

    fora isso blz.

  19. Tenho um HD externo Samsung de 1Tb.

    Tudo sumiu de repente. Quando conectei o HD (reconheceu normalmente), mas aparece que está vazio.

    Já rodei o CHKDSK e nada.

    GetDataBack tá dizendo que tem 3 partições nele, mas só enxerga lixo nelas.

    Você sabe se esses HDs externos Samsung prestam?

    Obrigado.

  20. Hoje usei meu hd externo normalmente, como sempre, depois desconectei (antes coloquei para retirar em segurança). Passado umas 3 horas precisei novamente usa;lo e quando fui abrir os docs, nao havia mais nada, esta em branco. Como posso resolver isso, help!

  21. O meu HD externo Samsumg de 640GB não está funcionando adequadamente, já realizei os comandos repassados, o sistema faz toda a leitura em MS/DOS, mas quando tento abrir o HD ele não abre adequadamente….

    O que devo fazer, para solucionar esse problema?

  22. É necessário formatar o hd agora?

    Eu fiz tudo o que foi passado…. Os arquivos foram lidos….

    Mas agora temo que o problema percista. Devo formatar o HD?

  23. O meu quando chega no estagio 2 de 3 em torno de 74% da erro e uma mensagem "CHKDSK não pode continuar em mode somente leitura". O QUE EU FAÇO AGORA?

  24. Muito bom seu comando!!

    Me ajudou bastante e recuperou 100% minha HD externa.

    Valeu e continue nos ajudando com este empenho e estudo.

    Abraço.

  25. Gostaria de deixar aqui meu manifesto de agradecimento tb, para o Luis Souza.

    Meu velho…vc salvou minha vida!! aconteceu exatamente a mesma coisa aqui, mas eu sou apenas um usário leigo, quando fui procurar soluções me deparei com a sua história.

    a diferença, é que quando eu bootei a máquina para tentar fazer enxergar o hd denovo, o windows já entro num módulo em tela azul de chkdsk e começou a detecta os erros e excluí-los. Resumindo amigo, no final das contas ele voltou a ler o hd externo…(12 GB de arquivos, trabalhos de 4 anos, trocentas informações e fora meus arquivos particulares que não vão precisar ser visto pelo cara da empresa que iria recuperar o hd.

    Portanto, Muito obrigado, pela luz…e considere-se convidado para uma gelada na minha conta parceiro…valew!!!!!

  26. Caro Luiz,

    Quem diria… O seu relato continua nos ajudando até hoje… rsrsrs… Muito Obrigado… Depois de retirar o HD de um computador que havia travado, quando eu o conectava no meu notebook, ele não era reconhecido e aparecia uma mensagem dizendo que precisava formatá-lo… Logo o HD onde eu guardo todos os meus filmes e seriados… Mas seguindo a sua indicação eu consegui recuperar os meus arquivos… Obrigado…

    Abraços!

  27. ahhhh meu !!!! essa foi demais !!! pensei que tinha perdido tudoooo !!! consegui salvar !!

    valeu msm !!! me manda seu endereço vou mandar um caminhão de SKOL pra vc !!! kkkkkkk

    abraços

  28. Dai, Luiz

    Estava eu navegando, e acabei batendo nesta pagina, só depois de ler a história é que fui ver quem era o autor, e qual minha surpresa, Meu Amigo Luiz.

    Já que tu sempre foi meu Guru para assuntos aleatórios de informática, aqui vai uma pergunta, como é que se pode recuperar de um HD externo, os arquivos PST do Outlook que estavam armazenados neste HD como sendo o local padrão de armazenamento do Outlook (sistema operacional Win7) fica tudo bloqueado se permissões de acesso, já utilizei todas as ferramentas da Microsoft para obter as permissões e ser proprietário dos arquivos e nada.

    Alguma sugestão?

    Grande abraço

    Rogério

  29. to enrrolado ainda com meu hd nao conseguir recuperar ele,sempre dar que o software nao foi reconhecido to tentando fazer isso ma o DOS diz que nao reconhece nenhuma unidade mencionada

  30. Põ, fiz tudo como vc diz, mas aparece isso no DOS ''O tipo do sistema de arquivo é NTFS- Nao é possivel determinar a versao do volume e seu estado. CHKDSK anulado.''

    existe alguma solução ?

  31. Cara, depois de muitas pesquisas, encontrei seu tutorial, fiquei descrente, pois foi escrito em 12/11/2009, achei que não funcionaria, mas qual foi minha surpresa, que funcionou…

    Valeu mesmo e grato pelo tempo dedicado, compartilhando suas experiências…

    Abraços e sucesso na vida…

  32. Luiz,

    Eu dei esse comando mas apareceu a seguinte mensagem: "O tipo do sistema de arquivos é NTFS. Não é possível determinar a versão do volume e seu estado. CHKDSK cancelado."

    Rapaz, ainda tem algo que possa ser feito?

    Abs,

  33. Cara! eu juro que se eu fosse rico eu transferia metade dos meus bens pra sua conta hj mesmo! não sabe o qnt estou radiante!

    simplesmente tentei, durante o dia inteiro de hj, restaurar um hd externo com trabalhos de 3 anos seguidos. e sua dica funcional de primeira!

    Orei o processo inteiro de restauração, e olha q meu lado espiritual nem é lá grandes coisas. mas obrigado cara, e vlw cara la de cima!

  34. OBRIGADOOOOOOOO!!!! LUIZ SOUZA. vc não sabe a aflição que estava com meeus dados dentro do hd que não montava no meu Linux nem na droga do Rwindows. Vc salvou meu dia explicando como recuperar a integridade do sistema de arquivos e, consequentemente recuperar os dados. Kra, estava preocupado não pelo favor do HD externo, mas sim, das informáções caríssimas que continha nele. Não posso traduzir em termos monetários o grande ajuda que vc me deu. Simplesmente, meu MUITÍSSIMO OBRIGADO…

  35. meu querido 1º Deus e 2º voce, meu hd de 1tb com filmagens e muitos programas que uso, sumiu tudo, amém que encontrei seu post recuperei tudo valeu cara pela dica muito agradecido um abraço e fica com Deus…

  36. Consegui recuperar meu hd externo graças a vc amigo, logo assim que o windows corrigiu erros pelo comando do msn dos, foi liberado aqui o hd. Quando tentei na primeira vez não coloquei o /F mas lendo as informações que o windows me enviou, dizia que era para colocar chkdsk e:/f e consegui , mas teve um momento que o windows me fez uma pegunta e coloquei N.

  37. Pois é bem que eu tentei. Mas não consegui pois apareceu a seguinte mensagem: Não é possivel abrir o volume para acesso direto. E o incrivel é que o meu computador reconhece o HD!

  38. Tenho um HD Externo SATA HDD Enclosure. Ele nao esta visualizando meus arquivos gravados. Quando conecto omesmo na porta USB, fica aceso o Led amarelo, porem nao aparece em nenhum local.

  39. Luiz,

    Tenho um hd externo de 1 tb e não dei importância a fat32 e ntfs agora o windows diz que preciso formatar, mas, não posso perder meus dados e nem tem como eu fazer back up…

    quando realizo o chkdsk diz que o meu é fat32(…)

    Já tentei "CONVERT G: /FS:NTFS" e nada…diz que o meu é fat…

    o que posso fazer?

    agradeço,

  40. Cara, são pessoas assim, que nos dão mais força de vontade em ajudar outras pessoas com um pouco que cada um sabe … Quando pessoas trocam presentes, cada um fica com o seu, mas quando trocam idéias os dois ficam com duas cada um…

    Muito bom, obrigado por ajudar eu e várias pessoas… se precisar de algo.. é só falar….

  41. Oi boa noite luiz me ajude por favor:

    eu tenho um hd externo freecom de 250 g elefuncionava normal depois que formatei ele não aparece mais em meu cumputador e nem gereciamento de disco sumiu a luz fica fica acesa e diz que roda mais nada..

    por favor me ajude..

    obrigado

  42. Olá amigo,

    Tentei o comando, mas, tá aparecendo as mensagens abaixo.

    Existe alguma salvação para o meu HD??

    C:UsersAndré Luiz>chkdsk g: /g

    Parâmetro inválido – /g

    C:UsersAndré Luiz>chkdsk g:/g

    Parâmetro inválido – /g

    C:UsersAndré Luiz>chkdsk g: g

    Parâmetro inválido – g

    C:UsersAndré Luiz>chkdsk g:

    O tipo do sistema de arquivos é FAT32.

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 1).

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 2).

    Não há tabelas de alocação de arquivos (FATs) legíveis.

    C:UsersAndré Luiz>chkdsk g:g

    O tipo do sistema de arquivos é FAT32.

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 1).

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 2).

    Não há tabelas de alocação de arquivos (FATs) legíveis.

    C:UsersAndré Luiz>

  43. amigo. você é um anjo que caiu do céu. Salvou minha vida achei q ia perder todas as fotos dos meu filhos minhas 15 mil musicas. Aff ia ser a treva. mas você me salvou. MUITO OBRIGADA.

  44. De ante-mão agradeço ao compartilhamento da informação.

    Infelizmente acho q meu caso não tem jeito…ele está analisando ainda mas quase todas as pastas aparece: "a pasta é completamente ilegível. Entrada da pasta removida" e não acho NADA no Google pra ajudar…ta complicado! Alguma idéia?

  45. Tentei realizar o check disk mas ele acusa parâmetro inválido. Tenho um HD externo SAMSUNG S2 (1T) que após retirada acidental, quando estava operando com o windows 7, não é mais reconhecido. E o pior é que ao ser conectado ao micro, ou a TV, além de não ser reconhecido, ele liga, emite uma série de bips e depois pisca a luz intermitentemente. Alguma sugestão?

    Obrigado e um abraço pela ajuda.

  46. puta que me pariu cara , eu passei o dia tentando recuperar esse diabo aqui , eu fiz o chkdsk e: /f e em 5 minutos ele recuperou tudo , vc merece um premio

    já tava quase chorando aqui

  47. Caro amigo, grato pela sua dica, resultou em cheio comigo… e eu já estava desesperado pensando que teria que enviar o disco para recuperação de dados.

  48. Amigo, após remover meu HD (Pqi 350gb) "sem segurança" acidentalmente, parou de ser reconhecido pelo pc, windows 7.

    Entro para gerenciar os disposivos e aparece que ele está lá, porem a unidade não aparece de forma alguma, e usando o chkdsk aparece que "não é possivel abrir o volume para acesso direto". Sabe de alguma solução?

    Grato.

  49. Olá,

    Me encontro com o mesmo problema que a Gabi e o Douglas, que pude ver agora tiveram o mesmo prob que eu, pois é afirmado pra mim que Cannot open volume for direct access. :( Isso porque realmente o bichin reconhece a entrada dum USB do lado do relógio mas ao mesmo tempo não reconhece como pasta no windows explorer.

    Luiiiiiiiiiiiiiz, ajuda nós. Tem alguma ideia?

    1. @Helga, @Douglas, @Gabi, li no site da Microsoft isso:

      Para contornar esse problema, execute estas etapas:

      Clique em Iniciar , aponte para configurações e, em seguida, clique em Painel de controle .
      Clique duas vezes em dispositivos .
      Clique em NetworkX , clique em Iniciar , clique em desativado , clique em OK e, em seguida, clique em Fechar . Essa alteração não terá efeito até que o computador é reiniciado.

      Observação : para reabilitar CrypKey depois reparos foram concluídos, altere a opção inicialização para NetworkX volta para sua configuração original.

      Via Mensagem de erro: "não pode abrir o volume para acesso direto" quando inicia o Windows NT

      Espero que ajude! :)

  50. Fala Luiz, bem legal o seu post mas não consegui arrumar o me HD, éééé mtooo azarrrr ehehehe.

    Seguinte quando coneectadop o meu HD abre duas unidades a E: e a Q:

    Quando tento acessar a Q:

    Aparece que o meu acesso foi negado pois eu não tenho privilégios suficientes, mas a minha conta já é de administrador.

    Já na unidade E: aparece a seguinte mensagem:

    O tipo do sistema de arquivos é FAT32

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos

    Não há tabelas de alocação de arquivos legíveis

    Tentei acessar a unidade pelas propriedades no meu computador, aparece que tem 0 bytes preenchidos de 0 bites.

    Você tem alguma ideia do problema que possa esstar ocorrendo? será que ocorreu algum problema de hardware?

    Abraços

  51. RAAAAAAAAAAPAZ, graças ao bom Deus que existe esse tópico, eu acho que estaria morto, meu HD também deu esse problema e eu tenho arquivos nele que não conseguiria nunca mais de novo, e pra ajudar são mais de três anos de história dentro do HD externo. Muito obrigado mesmo, ótimo tópico e excelente dica. Sucesso!

  52. boa tarde

    fiz esse comando do MS-DOS, após apareceu a seguinte mensagem:

    o tipo do sistema de arquivos é FAT32.

    e não consegui abrir meu HD externo …. fica aparecendo mensagem para formatar o HD.

    fico no aguardo

  53. não funcionou … apenas apareceu a seguinte mensagem:

    o tipo do sistema de arquivos é FAT32.

    tento abrir o HD, aparece mensagem se quero formatar o HD.

    fico no aguardo se puder me ajudar.

  54. mano saúva eu tbm meu hd externo é reconhecido normalmente quando clico em reprodução altomatica porem quando dou duplo click nele o windows pede pra min escolher um programa pra abri-lo como faço para voltar como antes (como um hd normal)

  55. Ai Luiz, mecdhi com DOS a tanto tempo atrás que tinha me esquecido desse comando… sofri o mesmo que você ja estava desistindo, até que procurei no google e apareceu sua pagina.. Incrivel cara, valeu mesmo..

    Abração

  56. Cara, muito obrigado ! Salvou minha vida de uma forma simples e rapida ! Já tava preocupado em ter que comprar um outro HD de 1TB para tentar recuperar os dados. Abraços.

  57. Olá Luiz, blz? comigo não funcionou mesmo… aparece a mensagem: "A unidade , o caminho ou o nome de arquivo não é válido" vou enlouquecer !!! Help me!

  58. Cara, meu hd externo parou do nada, pc não reconhecia, só funcionava na usb do meu tablet… pensei: Já era! 320gb lotado até o talo com todo meu trabalho com a banda, fotos, filmes que tenho… sem esperança deitei, peguei o celular e falei… "vou ver se encontro uma maneira de não perder muita coisa…" achei teu site, li tua história, vi o comando e pensei: Porque não? Quando funcionou e consegui abrir e tava tudo lá gritei um puta que pariu, esse Luiz é um genio!! Muito alto aqui… e isso foi agora, 5 da manhã… Arcanjo Luiz, obrigado cara, só voce e a Nossa Senhora do Pen Drive Perdido pra nos acodir!

  59. Prezado Luiz

    A executar o comando CHKDKS o DOS emite a seguinte mensagem que outro colega já postou lá em cima:

    “O tipo de sistema de ficheiros é RAW.

    CHKSDK não está disponivel para unidades RAW”

    Quer dizer que só formatando? Perderei mesmo todos os arquivos???

    Desde Já obrigado

  60. Oi Luiz,

    Infelismente n~ao estou tendo o prazer do demais porque nao esta dando certo. estou desesperada, pois no HD est'a toda a minha tese!!

    Please! Me d^e uma luz. HELP! HELP!HELP!HELP!HELP!

    abs.,

  61. Estava com o mesmo problema. O windows dizia que ele tinha de ser formatado mas se eu ligasse na TV ou em Bluray, eles o reconheciam sem problema algum.

    Fiz o que foi indicado neste artigo (chkdsk) e o Windows corrigiu "erros de bitmap de arquivos".

    Fantástico!

    Valeu!

  62. VOLTOUUUUUUUUUUUUUUU

    NAO ACREDITOOO

    O GOOGLE E VC SAO FODAS

    OBRIGADISSOMO, FELIZ 2012 TUDO ED MELHOR PRA VC MEU BRODER Q T A AQUI DANDO DICAS! HEHEHEHHE

  63. Luiz quando tento efetuar o chkdsk e: pelo pronpt do dos ocorre uma mensagem de que: o acesso é negado por que eu não disponho de privilégios suficientes.

    É mole? Sabes o que esta ocorrendo e como de vo fazer?

  64. Ola! O cartao de memoria de minha maquina parece estar corrompido, nao consigo acessar alguns arquivos… tentei fazer oq sugeriu, mas a msg q aparece eh que o volume eh "write protected"! oq faco??

  65. Po eu fiz isso no meu caso é g:

    ai ele fez os bagulhos e pediu pra eu por /f fiz isso

    ai desenvolveu la no cmd

    e msm assim nada de funcionar… que que eu faço? :(

  66. Amigo, primeira vez que deixo um comentario em algum lugar (tenho preguica), mas dessa vez tenho que falar… SENSACIONAL!!! Tentei um monte de programas de recuperacao, mas a tua dica funcionou e demorou menos do que pegar um copo dagua!

    Sensacional!

    Abracos

  67. Rapaz, eu NUNCA comento em posts, mas esse eu dei valor! hahah!

    Salvou o HD, tava a mais de 1 mes procurando uma maneira de recuperar, enfim, uma solução de verdade! VALEU!!

  68. Véio… essa foi d+++… vc teve uma inspiração de um dos Deuses da Informática… viva!!! viva!!! salve!!! salve!!! foi batata….100% recuperado um HD USB iOmega. Vlw!!!

  69. PQP!!!

    o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/ o/

    VC ACABA DE ME SALVAR MEU BROTHER.

    ACABEI DE CHEGAR EM CASA E MEU IRMÃO

    ME VEM FALANDO Q MEU HD EXT. DE 1TB TINHA PARADO

    FIZ ESSE ESQUEMA RAPAIS E FOI BATATA.

    MUITO OBRIGADO!!!

  70. Meu HD de 500 GB esta Parâmetro incorreto formatei, ai lasco de vez, não aparece nem mais a barrinha que enche em baixo? o que eu faço pelo amor de Deus?

  71. estou com problema parecido com alguns citados acima, meu hd sansung de 1 tb ta zerado de dados mas não consigo formatar, tentei particiona-lo em 2 a segunda parte formatei mas a primeira não consigo sempre com a extensão RAW tentei o gparted e tambem não funcionou pode me dar uma dica? será que perdi meu HD?

  72. Estou com problema de não abrir o meu HD. Toda minha vida tá nele. Ao conectar via usb não dá o menor sinal. não sei o que faço. Esse camarada Henrique Luiz parece ser o Cara. Meu amigo, por favor, ajude-me….

  73. Valeu!!!

    Tinha até esquecido que existia o bom e velho “chkdsk” no MS-DOS.

    Inclusive rodei ele com: chkdsk /? p/ olhar as opções. E no fim eu tinha 2 particoes perdidas, uma retornou com /f e a outra com /r (Essa opção /r demorou mais de 5 horas em uma cãotição de 400Gb mas, valeu cada minuto) recuperou tipo 98% e convenhamos p/ quem considerava TUDO perdido 2% não é nada.

    Abração!

  74. Luiz,

    Que Deus te abençoe voce salvou o meu emprego…. o HD parou com todos os dados de 4 meses de trabalho sem condiçoes de ser refeito, ideias, planilhas relatorios enfim tudo foi recuperado graças a este comando…

    FICA A DICA BACKUP É PARA SER FEITO, NÃO É SEMPRE QUE O LUIZ ESTA POR PERTO…

  75. Luiz preciso de uma ajuda… Que voce deve saber.. Comprei a uns 6 meses um hd externo wd my passport de 500gb… Ai utilizei ele no meu mac book pro e qdo vc usa pela primeira vez um hd externo ele pede para formatar e ai utilizei ele como meu hd externo do mac, ai com o tempo fui utilizando perfeito.. Colocando arquivos nele e abrindo e recolocando arquivos de um windows tb.. Ate ai normal, ate que um dia foi Abrir ele no meu mac e ele aparece uma mensagem de erro, aparece a pasta e derepente trava e aparece essa mensagem de erro "o disco nao foi ejetado corretamente" e nao consigo mais entrar nele e ler a pasta do hd externo.. Oque faço?!?! Estou desesperado.. E nao consigo abrir meu hd externo?!? Tenho muitos arquivos importantes.. Oque posso fazer?!?

  76. Olá pessoal, utilizo o HD da Iomega no meu trabalho, em casa, para lazer, etc… não tenho nada salvo em HD de computadores, tudo que eu tinha estava no HD externo, uma burrice mas tudo bem.. nunca imaginamos que o HD pode parar do nada, ele simplesmente não lia mais, pedia para eu formatar.. Minha linda e querida esposa pegou o comando acima e salvou todos os meus arquivos.. recuperou sem perda nenhuma.. Maravilhoso esse comando.. Salvou meus trabalhos… não formate nem tente forçar a leitura faça o comando acima com paciencia tudo se resolve…

  77. Caracaaaaa… uhuuuuuuuu… rapaz! Vc é d+!!!! Estava desesperada pensando q perdi tudo!!! E veio uma luz aqui pedindo para eu pesquisar na internet novamente, nunca achei um programa que recuperasse tudo com sucesso, até que achei seu site! Menino! Vc é muito show!!! Só tenho que te agradecer!!!! E muito!!! Vc é f…. hauahauhauahauhauahau… Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….

  78. Galera, para quem ta com dificuldades com unidade RAW, podem usa o programa " Minitool Power Data Recovery v6.6 " , ele recupera quase tudo do hd e voc pode escolher o que quer recuperar….. Abç à todos…

  79. Queira saber quanto tempo é que demora esta recuperação a ser feita.

    Estou a usar o comando chkdsk f: /r e ele empancou-me com eta mensagem: 10 por cento concluido 5627 de 205226 clusters livres processados. Isto é normal?

  80. Olá. Meu problema: eu estava copiando todos meus arquivos do Meu HD externo seagate 2TB para meu PC, quando houve um travamento, acho que tinha parado de fazer o processo mas sem concluir pois vi que não tinha copiado. Então tentei ejetá-lo, e tirei o cabo USB2. Depois quando o reconectei ao PC, o HD externo ficou fazendo um barulho estranho, parecido com uma agulha arranhando um metal. O PC reconhece o HD Externo e consigo abrir, mas não consigo copiar os arquivos do HD para o PC, Tentei sua “receita de bolo”, mas infelizmente não houve resultado satisfatório, aparecendo a mensagem no MS-DOS após o comando “chkdsk f: /f”: “Não é possível abrir o volume para acesso direto.”. E quando digito no MS-DOS “f:” : “O sistema não pode encontrar a unidade especificada.”

    Por favor, me ajude! Desde já agradeço a atenção… Abraço.

  81. Olá, preciso muito de sua ajuda. Estou com um HD iomega com 2tb cheio de arquivos importantissimos, desesperada! Não entendi muito bem o que fazer. Tentei o comando, mas disse que eu n tenho privilegios. Tenho que deixar ele formatar e depois tentar? Tenho que instalar o programa GetDataBack V4.25 pra usar o comando? Me responde por favor!

  82. Fiz todo o processo e o prompt me falou que o sistema de arquivo é FAT 32 e que ocorreu um erron lendo FAT1 e FAT2. O que eu faço!!!Alguém me ajuda por favor!!!!Não posso perder esse HD!!

  83. Nossa!!!!!!!!!!!!! vlw se vc fosse uma mulher te dava um beijo na boca, 100% resolvido, muito obrigado por compartilha o seu problema resolvido!

    ajudo d mais! abração. At. Josué

  84. Simplesmente fantastico, recuperei um HD de 700 GB. Falei com dois tecnicos de informatica e eles queriam abrir o HD para tentar concertar. Ai foi só usar a formula magica que deu tudo certo. Um detalhe para quem for usar, quando se fala trocar o f pela letra do hd, se troca apenas o 1º. EX: chkdsk g: /f

  85. Simplesmente Fantastico. Recuperei meu Hd de 700 Gb. Levei para dois tecnicos e eles queriam tentar concertar abrindo o hd. Dica onde se fala para trocar o f pela letra do hd, é só o 1º EX: chkdsk g: /f ( onde g é o Hd externo).

  86. Luiz

    Usei o comando e tudo executou corretamente, incluve informando que tudo está correto com o HD, porém quando entro no HD as pasta com os documentos não estão lá.

    Tem alguma dica para encontrá-las.

    Obrigado, no aguardo

    Cristian

  87. Luiz,

    Executei o comando corretamente, que informou que o HD não tinha problemas; porém quando entro no HD as pastas com os arquivos não estão disponiveis

    Vc tem alguma dica para eles aparecerem?

  88. Tenho um HD externo de 2,5" ADATA Classic CH94, o sistema diz que ele esta no modo somente leitura, e não pode executar nada….

    os arquivos são besteira… quero so o meu HD de volta…

    tentei formatar de diversas maneiras mas n consigo… alguem tem alguma ideia de como formata-lo?

    agradeço desde agora.

  89. MANO, EU TENHO UM HD EXTERNO SAMSUNG DE 250GB. HÁ UNS DOIS MESES ELE NÃO PEGA. QUANDO EU LIGO ELE EM QUALQUER COMPUTADOR, A LUZ DE LED ACENDE, SINTO AS "VIBRAÇÕES" DOS DISCOS FUNCIONANDO DENTRO DO CASE, PORÉM NÃO APARECE A UNIDADE NO EXPLORER… TENHO MUITAS FOTOS, FILMES E MATERIAL ACADÊMICO NESTE HD. PODE ME DAR ALGUMA DICA?

  90. Incrível como algo que você escreveu há tanto tempo ainda pode ser útil. Para mim, por exemplo, que também pensei que tinha perdido todos os dados do meu HD externo. Esse post foi minha salvação. Muito obrigado.

  91. Parabéns meu amigo, acabou de me salvar, um HD de 1TB e meio, achei que tinha ido para o saco e pior o HD é de um cliente, fiz todo e esse procedimento e tudo deu certo, estou feliz pra caralho. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!

  92. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    P#RRA MANINHO, VOCE SALVOU MEU DIA

    *-* te amo

  93. Valeu Luiz, estava com o mesmo problema no HD externo da LG 500GB, simplesmente não aparecia e nenhum computador o reconhecia, fiz o comando que dissestes e Graças a Deus, consegui recuperar. Muito obrigada. Valeu!! Abraços

  94. Nossa. Não tenho palavras!!!!

    Quase perdi meu HD externo de 1tb com mais de 300gb em seriados e mais backup de TCC, fotos e etc! :O

    OBRIGADA MESMO MESMO!

    Fiquei um tempão procurando ajuda na web e nada funcionava. Vc foi o unico que falou a coisa certa! hehe

    keep up the good work! ;)

  95. Luis,

    No meu caso está aparecendo uma msg dizendo que não é possível abrir o volume pelo acesso direto. Estou desesperado. Agradeço desde já.

    1. Olá, a mesma msg dizendo que "não é é possível abrir o volume pelo acesso direto".
      alguém consegui resolver deste modo: tenho 1 mes para a defessa de minha dissertação com dados dentro desse hd.
      agradecido

    2. oi…estou exatamente na mesma situação. sigo a instrução do comando e aparece a msg: "não é possível abrir o volume para acesso direto". O meu é um Samsung de 1 tera. Acho que o problema é que retirei o usb sem fechar/ liberar o drive para ejetar.
      Alguém consegue ajudar???
      Grato
      Milton

    3. Estou com o mesmo problema, aparece a mensagem "não é possível abrir o volume pelo acesso direto. Alguém tem uma solução para essa situação?

      1. Oi…o meu também esta aparecendo a mesma mensagem "não é possível abrir o volume pelo acesso direto". Por gentileza alguém já conseguiu resposta para essa situação?

        Grata,

        Carol

  96. Cara queria lhe agradecer pelo seu amizade em compartilhar os seus conhecimentos a nivel informático… fiz o q dizeste e salvou-me o dia e os meus documentos que estavam no meu disco externo…MUITO OBRIGADO…..

  97. Olá Luiz,

    estou enfrentando problemas com meu HD externo Samsung 500gb. Eu estava usando-o normalmente e logo após reiniciar o pc, o HD não é mais reconhecido. Fiz a receita de bolo, mas a mensagem que aparece diz que é do tipo FAT32, só isso. Eu não consegui recuperar meus arquivos. Haveria outra alternativa que você me sugere Luiz?

    desde já, agradeço.

    um abraço

  98. Tenho w7 home basic, conecto o hd ele não aparece em nenhuma partição por isso não consegui fazer conforme a sua dica, nem colocando e, f,g, aparece o ícone na barra de tarefas mas a sua partição não, me ajude não sei mais o q fazer.

  99. Cara, você foi um anjo para mim. Se eu não tivesse achado seu site teria perdido todo o meu trabalho oque iria acabar com a minha empresa… =S Meu, muito obrigado!

  100. To com o mesmo problema do jokslvia e da Anna Finger:

    “O tipo de sistema de ficheiros é RAW.

    CHKSDK não está disponivel para unidades RAW”

    Heeeelp!!

    1. Pessoal! Esse problema da unidade aparecer como formato RAW até agora eu também não consegui resolver… O que um colega aqui mesmo nos comentários disse é que nesse caso ele só conseguiu usando o GetDataBack.

  101. Irmão eu já havia perdido mais ou menos 60 games do meu ps3 há alguns meses atrás e agora de novo quase chorei isto que tenho 35 anos e com sua dica tudo blzaaaaaaaaaa agradeço de coração.

  102. muito obrigado, me salvou 4 anos de trabalho, fotos, filmes, programas e musicas! ja ia formatar, até achar essa "receita de bolo" vlw mesmo cumpadi.

  103. Cara, que Deus te abençoe… Quase tendo um ataque cardíaco aqui, quando espetei o HD e não lia. Salvou anos de vida digital.

    Muito obrigado.

    Abraço

  104. Caríssimo Luiz,
    Não posso deixar de te agradecer pela dica… estava desistindo de tentar recuperar meus arquivos e achei teu "post" que me salvou!!!
    Grande abraço!

    José Cláudio
    Porto Alegre-RS

  105. MANO DEUS TE ABENÇOES, EU QUASE PERDI 4 ANOS DA MINHA VIDA AGORA! GRAÇAS A VC EU CONSEGUI RECUPERAR! OBRIGADO, DEUS TE ABENÇOE! OBRIGADO MESMO!

  106. Caralho velho, perfeito meu HD de 1T deu pau fiquei louco, levei para varios tecnicos e nada, vc me salvou, parabens muito bom…..

    1. Vc deve executar o prompt de comando como administrador. Basta clicar com o da direita sobre o prompt e selecionar "executar como administrador"

  107. tenho um hd WD e de repente não deu leitura do hd.
    apareceu uma tela deseja formatar a unidade d: para poder usá-lo: formatar disco ou cancelar.

    eu cancelei obvio.

    passei o comando chkdsk d: e apareceu o tipo de sistema de arquivo é fat32.
    e erro ao ler tabela do fat 1 e fat 2.
    o que eu faço?

    preciso recuperar meus arquivos …!!!! please ?

  108. Não é por nada não, mas EU AMO VOCÊ!!!!!!

    Afff, tentei de td, até recuperei os arquivos com o GETDATABACK, mas onde eu copiaria 500gb?

    Vc salvou minha vida, minha monografia tava ali.

    VALEU DEMAIIIIIIIIIS!!!

  109. Obrigado Luiz.
    Deus te ilumine sempre, por ajudar pessoas que não conhece sem esperar nada em troca.
    Qualquer dúvida de Medicina, me mande um e-mail.

  110. tenho um disco externo de 500gb e tenho 495gb de fotos e video documentos etc
    agora o disco nao abre diz q tenho q formatar o que faço para recuperar? desde ja obrigado pela ajuda mais nda das dicas que deram ate agora me resolvel e nao posso perder os arquivos .

    1. Olha, meu hd tb é ntfs, eu estava conseguindo com o GetDataBack, ele recupera certinho, o problema é que tava demorando muito. aih parei o que ja tinha recuperado e estou tentando pelo chkdsk, se der certo depis aviso, caso contrário vou tentar acessar pelo linux e se mesmo assim não der, tem que esperar com o getdataback mesmo…
      espero ter ajudado
      até..

  111. PQP você é um genio!!!! economizei tempo de ficar indo atras de baixar programas para recuperar a HD. agora fazendo de backup de tudo…..valeu!!!

    1. Olá Gilmar!

      Se usa Windows XP, clique em iniciar > executar e digite: cmd
      Depois clique em OK.

      Se usa Windows Vista ou 7, clica no logo do Windows e na linha onde pode digitar algo digite "cmd" (sem aspas) e pressione Enter.

      Espero ter ajudado! :)

  112. Rapaz,

    Não é verdade que a gente sempre esquece do DOS. Ô sisteminha pra funcionar este….rs

    Sua dica salvou um HD Samsung 500Gb e meu final de semana!

    DICA: não sei se por conta do micro que estava utilizando, mas, tive que executar duas vezes. Fiquei preocupado na primeira, mas, na segunda ficou show de bola.

    Abs…

  113. Oi, gostei de ver muitos comentarios satisfeitos com a solução, mas será que pode dizer todos os passos que fez ate conseguir? Pois eu não sei como entrar no Dos. Obrigada.

  114. Luiz VOCÊ É O CARAAA!! Acabou de salvar mais de 1 TB de arquivos meus que estavam guardados em um HD da Samsung! Não tenho palavras pra agradecer a você e a Deus por ter me guiado até o seu site!! VALEU DEMAIS!!

  115. Olá… como eu não sabia a unidade, apenas coloquei CHKDSK… mas ele reconheceu a unidade c, tipo do sistema de arquivos NTFS e não encontrou nenhum erro, porém o meu HD externo toshiba acende mas não consigo acessar, pois nem aparece a unidade!!! Me ajudem!!!

  116. Oi! Camarada o meu problema é erro por redundanvia ciclica, achas que será resolvido se eu aplicar o seu método??? Porque ele no gestor de disco ele vem sem letra e não permite tambem criar uma nova patição porque ele perdeu os ficheiros de inicialização…. Por favor se tiver um metodo de resolver a minha situação por favor me conta mais uma historia como posso me safar com esse problema ; o meu e-mail é: [email protected]

  117. olá pessoal, estou desesperado. O pc reconheçe o hd mas não tenho acesso a ele. Esse procedimento serve para essa situação? posso fazer esse procedimento em qualquer pc? me ajudem tenho muita coisa importante nesse hd (samsung m2 portable 750gb) tentei esse procedimento, mas ficou apenas um traço piscando. me ajudem por favor

  118. ola a todos…eu tou com um problema no disco…quando ligo o disco externo ao pc diz-me que tenho que formatar o disco antes de comecar a utilizar. o problema é que tenho coisas importantes como fotos, videos, e filmes…etc. o meu medo é vir a perder tudo se formatar o disco. nao sei o que fazer…por favor alguem pode me ajudar a resolver o problema

  119. olá pessoal, obtive sucesso com esse método, mas notei que meu hd ficou muito lento para transferir ou copiar arquivos, mesmo colocando na usb traseira. Ah! tb não mostra mais aquela mensagem no canto da tela quando o hd é conectado. isso é normal? como posso resolver? uma formatação resolveria?

  120. Acho que meu hd foi pro espaçõ mesmo. Não tenho permissão para acessá-lo. fudeu tudo, perdi todos os meus arquivos, só deu tempo mesmo de salvar as fotos

  121. Meu… sua dica foi du caralhooo… meu hd é de 500 gb e tudo que tenho arquivado esta nele, tanto como aqrquivos pessoais como de trabalho. Consegui recuperar tudo… valeu mesmo. Agora vou fazer outro backup como garantia. Abraços.

    1. Meu problema é com um hd externo de 500 gb da sansung, Ele do nada em menos de dois meses, nem venceu a garatnia ainda e já deu pal. Descarreguei nele mais de 400 GB de arquivos apara um curta metragem que estou editando e veio me dar pau agora. Pelo aMOR de Deus alguém me ajude por favor. Não posso perder isso de jeito nenhum. Algúem me da uma luz??????????

  122. Esse foi o meu ultimo suspiro de esperança, ta estava me conformando com a tragédia. Mas eis que depois de seguir a orientação informada neste poste e olha que o Luiz estava disposto a descrever toda a sua saga, obtive sucesso e recuperei meu HD samsung 500. Apesar de não conhecer, acredito que a extensão /f depois do chkdsk fez a diferença. Valeu mesmo.

  123. Acho que algumas pessoas aqui tiveram o mesmo problema que eu, quando tentei pela primeira vez! Meu HD estava na unidade E e à principio mudei as duas letras "f", mas na verdade se deve mudar apenas a primeira! No meu caso, ficou assim:
    chkdsk e: /f
    Deu super certo, obrigada!!!

  124. PQPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!

    AHHHHHHH QUE MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    Já estava cortando meus pulsos pela perda de uma HD com 1 TB e resolvo meu problema em 30seg!!!

    LUIZ SOUZA PARA PRESIDENTEEEEEEEEE DA APPLEEEEEEEEEEEE!!!!!

    VALEU MESMO!!!!

    Abs

  125. Cara, nem acredito!!Acabei de recuperar um HD Sata USB Externo de 1TB! Não há como agradecer essa dica! Já estava até pensando em entrar em contato com aqueles serviços de recuperação de HD que cobram os olhos da cara!!! Fica apenas uma sugestão para quem por acaso não conseguiu recuperar o HD na primeira tentativa: tente uma segunda vez! Eu tentei uma vez e o chexkdisk recuperou as entradas dos arquivos corrompidos, mas o Windows Seven não encontrou os dados do HD, continuou pedindo pra formatar. Rodei pela segunda vez e o milagre aconteceu: estavam disponíveis de novo mais de 500 Gbytes de dados!!!
    Valeu mesmo, Luiz! Vc é o cara!!!!!

  126. Meu caro Luiz
    Tenho um Hd externo da Toshiba de 640 Gb e acidentalmente o deixei cair no chão a aí "o safado" não quiz mais funcionar. Quando o conecto ao meu Pc a "luizinha" do mesmo ascende, mas o pc não o lê. Tentei em outros Pcs e nada deu certo. Você poderia me ajudar. E sobre "entrar no ntre no MS-DOS (ou CMD) e digite: chkdsk f: /f, como sou meio leigo no assunto, eu entrei no "iniciar", fui ao "executar" e no "abrir", digitei "chkdsk f: /f". Só que para mim o Hd não abriu no pc.
    É assim mesmo que se faz?? Você poderia me responder por e-mail??
    Obrigdo.

    1. Olá gostaria de saber se vc conseguiu arrumar seu hd , o mesmo aconteceu com o meu , somente acende a luz e não reconhece , se puder responder agradeço …

  127. SUAS DICAS FORAM ÓTIMAS!!! Seu site está de PARABÉNS.
    Tenho um HD 750 Samsung, do nad a ele travou e não consegui acessá-lo e nem" ejetá-lo" da porta USB, tentei outros computadores e aparecia somente outro drive, mas não reconhecia a marca e nem o conteúdo, aparecia como zerado e com o pedido para ser formatado.
    Fiz certinho o comando no DOS e depois de uns 15 min terminou, reiniciei o computador e lá estavam todos os dados.
    chkdsk :g /f (no meu caso o drive era o G)

  128. Kra, show de bola teu post, corrigi meu erro em 3 minutos. É de pessoas assim que precisamos na internet, dicas perfeitas e resultados rápidos. valewwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!

  129. Cara, você salvou minha vida! Pior que é por coisas q aprende em curso básico rsrsrsrssr…

    Muito obrigado, já coloquei em favoritos!

  130. Me Salvou uma vez apenas!!! rsrsrs

    Fiz a 1ª vez e funcionou certinho, mas no mesmo dia deu "pau" de novo e eu vacilei em não fazer o backup dos dados no momento em que funcionou.
    Já tentei outras várias vezes e não deu mais certo, nao consegui recuperar os dados novamente.
    Aconselho a todos a fazer o backup logo em seguida depois do processo e formartar o HD, para só depois voltar a usar normalmente.

  131. sua dica me salvou, apesar que se tivesse visto isso antes não teria formatado o hd externo que tinha um monte de arquivos nele, PARABÉNS pela dica e MUITO OBRIGADO

  132. Oi, ja pasei varios programas no meu HD e tentei o comando chkdsk f:/f, mas deu a seguinte mensagem "erro inrrecuperavel na pasta found.000 deseja converter a pasta em uma arquivo?

    Pelo amor de Deus, o que eu faço, a pasta que perdi é de trabalho.

  133. misericordia me ajudem.. o meu ta dando o tipo de sistema é RAW o windows so pode configurar que seja NTFS que faco minha gente???? por favor respondammmm obrigada!

  134. Amigo, salvou mais uma vida. Deu certo.
    Tenho um HD EXTERNO SAMSUNG 2TB G3 STATION. Todo o backup da empresa estava no HD.
    Incrível que só percebemos o quanto estes tipos de equipamentos são frágeis quando levamos um susto.
    Vou correr para fazer vários backups agora.

    1. Oi Xandra.

      Infelizmente o problema de HDs com formato RAW, meu post não ajuda.
      Uma vez disse um dos colegas que postam aqui tb que com o GetDataBack (link ali no post) tu consegues recuperar.

      Boa sorte! :)

  135. Fiz o que v. indicou. Antes disso, li seu post inteiro. Sua história não chateia; e sua dica salvou minha vida!
    Um abraço forte.
    Sinceramente,
    F. H.

  136. Luiz, eu preciso fazer este procedimento no computados em que apresentou o problema inicialmente ? Pois estou tentando em outro e aparece a seguinte mensagem: (Não é possivel abrir o volume para o acesso direto)
    Se vc puder me auxiliar agradeço muito

    1. Olá Rie.

      Não precisa colocar o HD no computador original, no meu caso não foi no mesmo que causou o problema. O que pode estar acontecendo é que o teu Windows está com acesso de usuário não administrador. Acredito que acessando como administrador pode resolver.

      1. Eu estou como adm e msm assim n esta dando certo :/… da ultima vez eu comprei outro cabo usb e adiantou, estou vendo q vou precisar fazer isso outra vez… Vc sabe pq isso acontece… o meu HD é o Hitachi LifeStudio 2tb. Desde já agradeço.

  137. Oi pessoal, estou perdendo os cabelos, meu hd externo Toshiba 1tb deu o mesmo problema… o windows reconhece (testei no seven 64bits e xp 32bits), mas quando vou acessar aparece a mensagem de operação inválida, parametro incorreto – deseja formatar a unidade?
    preciso ajuda, estava recuperando os dados com o getdataback 4.25 ms está mt demorado. esteu tentando agora o chkdsk sugerido aqui, ms parou nos 70% do estagio 2 de 3…
    preciso recuperar esses dados, tenho fotos, musicas filmes, enfim, meus arquivos todos..
    vlw, obrigado

    1. A ideia é mesmo se ele parar nos 70%, deixar ele fazendo, pois ele deve estar concluindo a analise/reparação. A demora pode ser porque teu HD é de 1Tb.

      Boa sorte aí…

    1. caramba, eu estava colocando chkdsk e: /e …. não havia entendido que sempre será /f independente da letra do hd…
      Que burrico….. huaahuhuahuauhauha… estou executando, vamos lá…..

  138. cara fenômeno vc, me ajudou muito, nunca pensei em usar esse recurso que já tinha usado em outras coisas mais não assim, funcionou de prima, vlw, parabéns

  139. cara que Deus te ilumine, esteja sempre com você e que você ganhe na mega-sena :)
    Cara vc não tem noção, eu sou fotografo e tinha em um Hd externo como BAKCUP 1TB de fotos
    o danado deu pau, eu tava chorando a horas aqui então li isso e deu certo de primeira, após varias tentativas de outras coisas, muito obrigado mesmo.. você é um amor, rsrsrs! abraço valew amigão

  140. Como posso resolver este tipo de problema?
    chkdsk f: /f
    o tipo do sistema de arquivos é RAW.
    chkdsk não está disponível para unidades RAW.

  141. Quando conecto na USB as vezes aparece ao lado do relogio as vezes não. Mas sempre acende o led e o disco gira, da para sentir na mão.
    Pois é eu ja tinha lido esta solução do chkdsk h: /f , porém como o win7 não enxerga o hd wd 1T eu não sei qual a letra da unidade que se encontra, pra fazer o check disk. Ainda não consigo nem formatar.
    Se alguem puder me ajudar agradeço

  142. Putz…. eu já ia formatar… e li suas orientações…. parabéns…. daqui pra frente vou tratar de fazer mais de um backup das minhas coisas….fiquei com o c… na mão…rsrs…valew!!

  143. galera, mesmo problema porem… fiz o que foi sugerido chkdsk f: /f , na primeira vez ele rodou normal, porem, o erro continuou, e quando tentei novamente apareceu outro erro no MSDOS , que traduzindo seria " o windows nao consegue recuperar a tabela de arquivos mestre chkdsk cancelado" …
    tenho o windows 7, ja tentei no vista mas nao deu, ja troque o cabo USB, e tb em modo de seguranca…. meu HD Iomega 1TB.

    Obrigado
    Micael

  144. Tou lixada eu.. o meu disco externo caiu no chau, uma queda pequena, liguei o disco ao pc começou a pedir para formatar, depois deixou de ser reconhecido. Help me please..

  145. Estou sem chão sem meu HD Sansung de 1T que só acende o led mas não é reconhecido por nenhum PC. A Seagate recomenda procurar um laboratório de recuperação e depois trocar a peça.
    Dá para eu recuperar sozinho, ou melhor, com sua ajuda?
    Prefiro a comunicação por e-mail porque não tenho jeito com as redes sociais ainda.

  146. Luis, preciso de sua ajuda tenho HD da Seagate de 500 gb e ele está acendendo o led e o disco gira, no entanto quando consigo localizá-lo para saber como usar a sua instrução se está no F ou outro local, como posso verificar isto?

  147. O meu problema e o seguinte se alguem me poder ajuda agradecia, o meu hd do portatil a dias começou a dar erro do sistema operativo, alegando ser uma copia pirata, mas nao conseguia ateuticar pelo link fornecido, a dois dias me deparo com o sistema em baixo, tentei rolar o cd do sistema sem sucesso, agora estou tentndo usa-lo como hd externo e nada, simplesmente nao e reconhecido, alguem pode me dar um toque

  148. Olá! Boa noite Luiz! Quero agradecer por essa dica tão valiosa. Meu esposo que é viciado em filmes, tem uma hd de 1t da sansumg quase cheia de filmes e simplesmente o pc não a leu mais até agora pouco, quando encontrei sua pagina e consegui, com suas explicações,abri-la novamente. Que Deus te abençõe!

  149. Amigo, meu HD externo simplesmente parou de funcionar, nenhum PC reconhece ele, os leds ficam piscando como c tenta-se ler e nda, ele faz um barulho de q o HD ta rodando e derrepente trava começando todo o processo de novo, o q faço?

  150. Fiz a "receita de bolo", o processo de recuperação foi iniciado, porém, depois de um bom tempo apareceu "corrigindo erros no arquivo de inicialização". Deixei mais de 3 horas e nada. Parece que trava neste ponto. Isto demora ou realmente travou?

    Att.

  151. Luiz,
    Eu dei esse comando mas apareceu a seguinte mensagem: "O tipo do sistema de arquivos é NTFS. Não é possível determinar a versão do volume e seu estado. CHKDSK cancelado."

    Rapaz, ainda tem algo que possa ser feito?

    Abs,

  152. Socorro!!! Como faço para acionar este local para colocar o código chkdsk f: /f???

    Sou leigo mas preciso urgente salvar meus 300 megas de arquivos.

    Deus te dê em dobro em assistência tudo o que fizer por mim.

    1. Vá em INICIAR – EXECUTAR – CMS e dê ENTER (tecla).
      A tela a ser apresentada é do DOS.
      Daí voce tecla CHKDSK X: /F (X=seu drive problemático) – /F (uma opção do CHKDSK)

      Para ver as opções do CHKDSK, digite CHKDSK/? e dê ENTER (tecla)

  153. eu fiz o processo e ta apareçendo isso " erro ao ler a tabela de locação de arquivos fat 1 o arquivo f não foi encontrado"
    o que eu posso fazer? ele ta lendo e mostrando que foi encontrado 498 gb utilizado
    eu utilizo esse Hd externo para jogos de ps3 e não posso de maneira nenhuma ter perdido eles por favor me ajude

  154. Bom dia ! Sua dica foi importantíssima pra mim.
    Um comando tão simples e importante, que o windows nos fez esquecer.
    Salvou meu trabalho que já estava dando por perdido.
    Valeu por compartilhar…
    Muito obrigado !

  155. Olá Luiz, bom dia! acredito que foi um alívio a hora que recuperou seus dados, mas, queria uma ajuda.
    fiz a receita aqui mas o CMD me deu a mensagem que o sistema de arquivos era RAW o chkdsk não rodava, o que tenho que fazer?

  156. Fiz a receita de bolo. Lembrando que quando você usou o " F", nao explicou que era o primeiro f do comando. Descobri depois que o /f era pra fix.

    Leu toda a capacidade do HD e tudo bem.

    Depois veio com "Convert lost chains to files (Y/N)" essa etapa voce nao tinha descrito no seu texto. Clieuqi que sim. Agora o PC l^o HD externo, abre a nao em nada… consigo ate jogar arquivos pra dentro, mas nao deu em nada…

  157. O HD aparece e, apesar do chkdsk com o fix ter dado certo da primeira vez (da segunda nao encontrou problemas), o HD quando aberto pelo windows explorer nao mostra aqrquivo nenhum.

    O diagnostico disse que existem 70GB de dados nele, inclusive o windos explorer (nas propriedades do drive) diz a mesma coisas.

    Cade os arquivos?

  158. Nossa senhora, você é demais, agradeço a Deus por existir pessoas como você que perde alguns minutos ou até horas para ajudar pessoas como eu… Problema resolvido que por sinal estava me tirando o sono.
    Valeu mesmo, muito obrigado, que Deus te abençoe sempre..

  159. Muiiiiittooo Obrigado manooo…..
    salvou 1 alma no céu e a minha aqui na terra….
    Digamos que se eu não recuperasse ele a coroa me matava…..
    os meus backups estavam nele dos 2 pcs daqui de casa….

    Vlw msm….

  160. Boa tarde Luiz, fiz o comando que vc explicou e o tipo do sistema de arquivo é NTFS, ele verificou até 73 por cento, porém está nisso á hrs e não conclui o restante, será que travou? Tem alguma outra sugestão? Agradeço desde já. Katia

  161. Me socorre pelo amor de deus!!!
    Meu hd é da seagate, não sei se isso importa muito, mas n consigo mais acessá-lo, e lá está a minha vida!!!
    Ele se conecta pq acende a luz, mas não aparece nos dispositivos qdo agente entra no "meu computador". Já testei pen drive pq pensei que fosse a porta usb, mas todos funcionaram. Preciso recuperá-lo, o que faço???? Socorro me ajude por favor!!!

      1. Bom dia. meu nome é Rosangela e estou com o mesmo problema no hd da sansung de 500 Gb e no meu caso ocorreu a mesma coisa. Gostaria de saber se você conseguiu resolver o seu problema e como. Por favor estou desesperada. Aguardo resposta. Muito obrigada.

    1. Olá , alguém poderia me informar se tem como e fazer isso no windows 7 ? E como eu posso fazer pra meu ah ser reconhecido no pc .ele não é mais identificado em nehum pc .

    2. To na mesmas que voce, meu hd tbm é seagate, de 1tb, ele parou de funcionar apos uma queda, tbm nao consegui acessar através desse comando, fala que nao dá pra acessar direto.

    3. Me envia ele pelo correio. Se eu conseguir recuperar, vc. me paga R$ 150. Se não, te devolvo pelo Correio tbém. A despesa do frete, ida e volta, é por sua conta! Se tiver interesse, entra em contato, por aqui mesmo.

      Att.

  162. A dica está sendo valida por anos, não lembrava mais desse comando pelo dos e resolver o problema do meu HD externo.
    Obrigado Pela Dica, mais de 300 gb de informação recuperada.

  163. Melhor dica de todas! Procurei no google e achei varias programas para baixar e outras tentativas, mas sem sucesso. A sua funcionou de cara! Valeu mesmo!!! 480gb recuperados!

  164. Fantástico, já tinha tentado de tudo! EasyRecovery e afins… mais de um mês sem meus dados, já tinha perdido as esperanças, nunca imaginei que o próprio Windows iria resolver o meu problema. 500 GB recuperados. Valeu… muitissimo obrigado!

  165. Amigo, estou em desespero!!!
    Dei o comando no dos, contudo recebo as seguintes respostas:
    "Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (Fat 1).
    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (Fat 2)
    Não há tabelas de alocação de arquivos (Fats) legíveis"
    Ainda tem salvação???
    Acredito que não seja relevante, mas uso o windows 7

    1. O meu dá o mesmo erro.
      Vi todos os comentários e várias pessoas tiveram o mesmo problema.
      Não vi nenhum comentário de resolução. Se alguém conseguiu por favor nos ajude

  166. Pelo amor de Deus alguém me ajude. Meu hd externo de 500 g , não quer recuperar os dados, ele encostou no chão, estava conectado no not, levantei e esqueci e ele não bateu com força no chão somente encostou, agora não quer abrir pastas. Estava lendo os comentários e tentei fazer o que foi indicado, mas não consegui achar MS DOS. Meu Windows é o Windows 7 tem esse programa ? caso não tenha como faço para poder baixar para tentar recuperar meu hd, por favor alguém me ajude, tem fotos da minha filhinha que não tenho em nenhum outro lugar além de documentos muito importantes. Realmente preciso de ajuda, estou apavorada . Obrigada.

    1. … aconteceu o mesmo comigo, conectei o HD na minha tv Toshiba e sem querer cliquei em ler o disco! Depois disso nao montava mais no Windows! Fiz como vc recomendou no DOS, mas deu msg que nao era sistema RAW (os files). Entao resolvi baixar o GET DATA BACK… depois de uma luta para achar a key correta! Eis que consigo recuperar as pastas do HD… Obrigado pela dica! Lembrando que NUNCA recupere as pastas para dentro do mesmo HD… Gosto muito desses desafios do Windows, apesar de ser Operador PRO de Macintosh… Diagramação, LayOuts, Finalização… oque quiser!!!Abraços.
      Consegui o GETDATA no torrrents… pois o oficial custa 79 dolares!

    2. E aí Fabiana blz? Para achar o Ms-DOS no Win7 abra o "Pesquisar" (Ctrl+Esc) e digite CMD. Pronto! o DOS abre e é possivel fazer o procedimento. Té mais.

  167. Muitíssimo obrigada, consegui recuperar mais de 1t de informações. Realmente esta é a opção mais indicada, pois procurei e testei programas, mas não obtive resultado 100%. Valeu meesssmo.
    Izabel Soares

  168. Cara ainda nao testei pq to ligando meu pc e ele demora muito para carregar entao to fazendo o comentario no ipas….. Bom eu estava assistindo no meu nootbook com meu hd externo dai de repente ele caiu da minha cama e ficou pendurado pelos cabos, eu peguei ele rapidinho , quando eu olhei o filme tinha travado e o hd externo começou a meio que carregar denovo mais dai , deu um bug e eu resolvi tirar ele… Agora quado eu tento colocar denovo ele em qualquer pc ,, o pc nao reconheçe ele ,, ou seja nao faz o barulhinho e nem aparece no meu computador o disco rigido oque sera que é??? Nao sei se ajuda mais o sistema operacional do nootbook é windows 7 e do pc é xp

  169. Meu Deus! Vc é um verdadeiro anjo por ter postado isto ai. Eu passei dois dias ligando e religando, fazendo recuperação de sistema, reinicializando e o diabo a quatro. Baixando programas tipo HDD Regenerator e nada adiantou. Com este simples comando resolvi meu problema de reconhecimento de me HD Samsung cheio de fotos de familia, filmes, programas, etc. Poxa cara , obrigado mil vezes por compartilhar esta solução e por não ter sido egoista e guardar ela só para si. Pessoas como vc fazem a gente aida acreditar em boa vontade humana. Um abração.

  170. Obrigado amigo.. estava desesperado.. você salvou minha vida…tudo está no HD externo…faculdade trabalho…fotos de família…meus filmes…valew!!!!

  171. Véi… aconteceu o mesmo comigo, conectei o HD na minha tv Toshiba e sem querer cliquei em ler o disco! Depois disso nao montava mais no Windows! Fiz como vc recomendou no DOS, mas deu msg que nao era sistema RAW (os files). Entao resolvi baixar o GET DATA BACK… depois de uma luta para achar a key correta! Eis que consigo recuperar as pastas do HD… Obrigado pela dica! Lembrando que NUNCA recupere as pastas para dentro do mesmo HD… Gosto muito desses desafios do Windows, apesar de ser Operador PRO de Macintosh… Diagramação, LayOuts, Finalização… oque quiser!!!Abraços.

  172. Neste momento, estou fazendo este procedimento em um HD de 1tb. O HD está piscando normalmente, porém está parado em 46% a um bom tempo, é normal ??

    1. Apenas para atualizar, depois de uma hora ainda permanece em 46%, porém para chegar a estes mesmos 46% não levou nem 20 minutos. Mantenho minha pergunta, isso é normal ??

  173. Atualizando, após 24 horas, continua em 46%, vejo que provavelmente, em 99,9% de certeza que meu HD não tem recuperação. Ou ainda devo ter esperança?? Alguém pode me ajudar???? Luiz Souza, pode me ajudar ?

  174. Meu hd é da samsung, não sei se isso importa muito, mas n consigo mais acessá-lo, e lá está a minha vida!!!
    Ele se conecta pq acende a luz, mas não aparece nos dispositivos qdo agente entra no "meu computador". Já testei pen drive pq pensei que fosse a porta usb, mas todos funcionaram. Preciso recuperá-lo, o que faço???? Socorro me ajude por favor!!!

  175. ola quem poderia me ajudar a resolver esse problema com meu HD que soltou a parte de metal que encaixa o fio tentei soldar mais ñ conseguir quem souber de alguem que conserte eu agradeço desde já

  176. Meu hd externo caiu e num primeiro momento todos os arquivos estavam lá perfeitos, mas no outro dia só pedindo pra formatar, quase entrei em crise.. mas com sua dica deu certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TUDO RECUPERADO, demorou praticamente o dia todo, mas não importa, o q importa eh q recuperei os arquivos do trab, q são muitíssimo importantes e ainda 14gb de músicas… OBRIGADA… MUITO OBRIGADA mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  177. Valeu mesmo. Esse galinha desse meu pc resolveu fazer essa mesma pirraça porque deu tela azul quando o hd estava conectado nele… Depois disso não reconheceu mais (o note reconhece de boa). Vou tentar. Pela simplicidade da solução, é bem possível que seja mesmo a que estou precisando… Abraços.

  178. Luiz Souza,
    agora entendi os comentários ultra agradecidos a sua postagem.
    Eu estava triste….todas as fotos da minha mãe estavam no meu hd externo.
    Li, desanimada, suas instruções.
    Executei o prompt uma vez e nada.
    Na segunda….tudo azul! Que maravilha!
    Obrigada pelo seu conhecimento e pela sua iniciativa de compartilhá-lo!!!

  179. RecoverMyFiles, Recuva 1.44.0.778, Tárogo Kid v.13, etc… Eles não sabem do Luiz "chkdsk x: /f " Souza. Muito Grato pela sua ajuda. Eu sou do tempo do DOS, COBOL … Valeu bicho.

  180. Caro luiz
    Fiz o que disseste para fazer e ele diz que nao consegue formatar,desculpa amigo mas nao sou um especialista,mas obrigado assim mesmo

  181. Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
    Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

    C:Usershumberto>chkdsk f: /f
    O tipo do sistema de arquivos é RAW.
    CHKDSK não está disponível para unidades RAW.

    C:Usershumberto>chkdsk f: /f
    O tipo do sistema de arquivos é RAW.
    CHKDSK não está disponível para unidades RAW.

    isto é o que mostra quando eu dou enter,podes me ajudar a recuperar meu HD Externo

  182. nossa muito boa dica. no meu hd externo só tava aperecendo aquela opção para formatar. ai eu coloquei o comando na 1º tentativa nao deu certo, 2ª tbm nao, até que na 4ª vez deu certo. huuuuu que alivio eu tenho 720gb de dados que eu uso para trabalhar.

    valew mesmo.

  183. Olá Luiz, tudo bem? Tenho um HD ext. de 320Gb, de uma marca desconhecida. Pois bem, tinha muita música nele, fotos e arquivos de documentos…de uma hora pra outra, quando espeto o usb no computador, não abre mais os arquivos e me aparece uma informação para formatar o HD me dando as opções de formatar ou cancelar. Será que consigo recuperar esses arquivos? Abs
    Danilo

  184. cara de mais a primeira ves deu isso e ficamos fazendo bpks de 6 da tarde ate as 9 da manha do outro dia e meu hd é de 1,5 tera hj fiz isso e deu certinho com 2 minutinhos cara voce é abençoado… parabens…

  185. Olá! Estou com um grande problema, meu computador não está lendo mais meu HD externo da marca Sansung . Estou desesperada, nele está tudo que mais gosto de fazer, fotos e videos. Minha história está toda nele. Meu HD acende a luz, mas não abre nada quando conecto ao computador. O que devo fazer? Por favor me ajudem a recuperar meu HD!

  186. problema igual da Reageane, meu Samsng 1 TB acende a lu, mas não está conectando no notebook…fotos de filha de 3 anos….1 ano e meio de fotos…. meia vida da minha filha …. e nada….nao reconhece com recuva, getdataback, e o pior é não apaecer o HD em nenhum comutador…só fica com a luz azul acessa, e não tem barulho…acho que ele morreu….tudo isso ocorreu após eu passar easy data recovery gratuito por mais de 5 horas e ,,,,, puf ..ão mais ligou ….

  187. Luiz Souza, nao sei nem como lhe agradecer!! Muito chorei já porque nao conseguia acessar ao meu HD, no que estava guardada milhares de fotos, fotos de toda minha vida, e que nunca poderia recuperar de nenhuma outra forma. Já tinha perdido anteriormente vàrios anos em foto numa quebra do HD do computador, e pensei que no HD estariam seguras. Olha só meu desespero! E sua instruçao foi providencial! CONSEGUIIIIIIII!!!! Uns 15 arquivos nao poderam ser recuperados, pois foi eliminado pelo MSdos ao estar corrompido, mas o resto parece que estar tudo ok! MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAA mesmo!!!

  188. Meu, deu tudo certo!!! Pensa 2 HDs Sansung quebradas após pedir para ejetar….1TB e 500Gb….minha vida estava nelas. Entrei no MSDOS pelo menu iniciar/executar, digitei cmd / enter / chkdsk g: /f

    Obrigadassu!!! Vc é o cara!!!! Deus te abençõe!!

  189. Luiz Tudo bem ?
    Bom tenho um HDD Marca WD de 500 Gb porém ele reconhece Que existe um Disco porém não abre.
    Já tentei de várias maneiras de recuprara em alguns programas ele apresenta uma um texto que sim assim
    Esse (Erro não é possivel recuperar) existe alguma outra maneira de corrigir os erros desse HDD ?
    Agredeço.

  190. cara vc merece 100 mangos por esta postagem veio vc ´[e o cara nesta porra de informática eu tinha a minha vida em um HD cara vc éo cara mano no bom sentido passa sua conta por email
    que deposito nesta bagassa

  191. Nossa, sinceramente nem sei como agradecer. Eu até tinha backup dos arquivos que estavam no meu HD de 500GB, mas tinham alguns poucos arquivos que eu só tinha nele. Fiquei muito feliz de não ter que formatá-lo e depois passar um programa de recuperação de arquivos.
    Show de bola. Vou guardar esse comando aqui no meu note caso esse problema venha ocorrer novamente.

  192. Luiz, voce e um genio, um genio!!! Bundas e mais bundas maravilhosas que eu adiquiri ao longo de anos, gbits e gbits de fotos, videos e bundas e mais bundas…
    Eu te amo para sempre !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  193. Maravilhosooooooo! Esta dica é simplesmente fenomenal. Ótimo saber que existem pessoas que se preocupam em compartilhar este tipo de experiência. Você salvou meu hd externo de 2 tb que segundo as empresas que recuperamdados eu poderia jogar fora. Só para recuperar os dados eles cobrariam cerca de 1000 reais com direito de jogar o h no lixo. Parabéns pela sua descoberta e mais ainda por ter compartilhado esta experiência.
    Eliana 22/01/13

  194. Simplesmente vc me salvou Luiz! Estava desesperada, chorando muito, achando que ia perder todos arquivos desde o nascimento de meu filho (parto, fotos aniversarios, etc)… fiz o que vc ensinou e agora meus arquivos estão totalmente salvos! Deus abençoe sua iniciativa em compartilhar dessa sabedoria. MUITO OBRIGADA!

  195. Luiz por favor me ajude. Meu problema é similar a estes por aqui, só que acende a luzinha azul e não mostra onde está a unidade, e de vez em quando mostra a mensagem DISPOSITIVO USB NÃO CONECTADO. O que faço? Trabalho com programas gráficos e os projetos de clientes, um montão, estão grande parte no HD YATA de 500 gb. Desde já agradeço o espaço permitido por aqui. Obrigada.

  196. Vais para o céu! O meu HD estava sem reconhecimento, fiz de tudo. Acho que até dancinha, mas seguindo a tua receita de bobo (li toda a tua história) recuperei todos os arquivos!!!! Obrigada!

  197. Caro Luiz, o velho e bom MS-DOS foi o meu salvador também.
    Fez o que nenhum desses outros programas complicadíssimos, cheios de parâmetros, opções e métodos de recuperação conseguiram.
    Quase me formei em Ciência da Computação pela PUC-MG, mas, acabei desistindo do curso.
    Na época, o MS-DOS era o que havia junto com os disquestes flexiveis de 3 1/4.
    Quando falo para os mais jovens hoje que o MS-DOS foi o melhor sistema operacional que já existiu, ninguém acredita.
    Valeu pela sua dica.

  198. Luiz, vi que você ajudou muita gente aqui e gostaria da sua ajuda também. Meu problema é similar aos citados aqui. Meu hd acende o led, tanto ligado direto no computador, quanto via usb e infelizmente não consigo ver a unidade. Quando consigo, aparece "0" dados. Já usei vários programas como "testdisk", "minitool-partrecovery" etc, e não deu certo. O que faço? Como em outros casos, tudo meu está nesse HD e eu já não sei mais o que fazer. Peço a sua ajuda. Obrigado.

  199. Camarada, voce é bom messsssmo! Sua dica é fenomenal e me deixou super satisfeito. Recuperei o HD, por sinal, igual ao seu. Estava usando o EaseUS, mas me dei mal. Paguei e não tive o resultado que queria. Muito obrigado.

  200. Estava usando uma pasta do meu hd de 1T quando ocorreu um erro inesperado e desligou o computer. Quando voltei a usa-los novamente, todas as pastas do HD abriram, menos a que eu estava usando na hora do erro. Nem preciso dizer que era a principal. Quando solicito a abertura da referida pasta o windows deixa de responder. Alguma sugestão.
    Obrigado!

  201. Tenho um problema aqui, um colega meio sonso formatou um HD de 1 TB em FAT32, e a gente lida com arquivos bem grandes aqui. Daí, eu formatei para NTFS, mas o HD, que tinha 931 GB livres, caiu para 259 GB livres! Como eu faço para recuperar o espaço perdido?

  202. Já estava abrindo as garrafas de cachaça para aplacar meu ÓDIO de ter que formatar o HD e, ter que recuperar quase 200 Gb de informações, que só estavam no HD, quando esta sua informação veio me salvar. Tente algumas vezes até dar certo, pois não sabia que a digitação correta era chkdsk i: /f e não chkdsk f: /i. Percebi que alguns não estão conseguindo resolver o problema, provavelmente por causa do mesmo erro que eu estava cometendo. De SOUZA para SOUZA, valeu cara, MUITO OBRIGADO pela sua dica.

  203. LUIZ SOUZA! NÃO CONHEÇO VOCÊ, MAS ESPERO QUE ESTEJA BEM E COM MUITO DINHEIRO. VOCÊ NÃO TEM IDÉIA DE COMO ME AJUDOU. TODO O MEU TRABALHO ESTAVA DENTRO DA MINHA HD (1.5-SAMSUNG). EU TINHA UM "FILHO DA PUTA" DE UM DIRETOR, QUE SE METEU NO CIRCUITO EXIGINDO UM TRABALHO MONSTRO. PRIMEIRA COISA QUE ME PASSOU NA CABEÇA: "FODEU PERDI O CLIENTE". FIQUEI DESESPERADO. MAS SEGUI IMEDIATAMENTE AS SUAS INFORMAÇÕES… CARALHO !!! DEU CERTO. OBRIGADO!!! 1000X OBRIGADO. VOCÊ É MUITO BOM.
    ABRAÇOS, PS: JÁ INCLUI NOS FAVORITOS O SEU BLOG. PASSO A CONSULTAR TUDO DO QUE EU PRECISO.

  204. Amigo, achei seu post, e estou com problema similar.
    Um amigo tem um seagate 500gb, e acho que ele particionou em várias unidades, aparece no meu win 7, letras F: G: H: e I: , como sou de fuçar em tudo… me comprometi a tentar para ele, solucionar o problema…após dar o comanado chkdsk f: aparece no DOS "Não é possivel abrir o volume para acesso direto"…O que pode ser isto??? Abcs e desejo td de bom…visto que sua ajuda aos nosso colegas da net tem sido muito util…

      1. Comigo tb aconteceu exatamente assim. Estou desesperada. Já chorei rios hj! Preciso muito dos meus dados de volta. Por favor, me ajudem! Vcs são minha última esperança!!!

  205. preciso de ajuda, meu nome é edna meu note caiu e o hd não lê mais, tenho muitas imagem importantes o que devo faver. ah comprei um porta hd para tentar abrir os arquivos mas tambem não responde. tem jeito. me ajude por favor

  206. Meu caro amigo Luiz salvou minha vida ….para um leigo igual a eu , não sabia q era tão facil assim , recuperei todos meus dados de meu hd (samsung 500). Obrigado . Que Deus ilumine vc cada dia mais.

  207. URGENTE: segui a dica postada ai pelo Luiz (a qual parece ter funcionado para muitos d vcs) e simplesmente PIOROU tudo!! Meu HD (samsung s2 portable 640gb) começou do nada com problema de leitura tipo o dele, e qdo ligado ao pc, este reconhecia q o HD (unidade F:) estava lá, mas nao abria os arquivos e mandava formatar, Após execução do ''chkdsk'', o HD simplesmente nao aparece como conectado ao computador, nao eh lido mais, não roda de jeito nenhum!!!! Alguém pode me ajudar por favor?

  208. luiz luiz… um bom homem… o negócio tá lendo aqui meu deus que comando mais bonito esse chkdsk!!!! obrigada meu amigo… parece que está funcionando tudo certo… agora está lá verificando… obrigada. dica ótima!

  209. ola, preciso de uma ajuda, tenho hd externo sansung eu coloquei na tv e formatou agora preciso usalo no note e não aparece so quando conecto a tv funciona oque devo fazer?

  210. Boa Tarde Luiz,

    Eu tbm consegui, porém meu HD continua dando esse problema sempre. Vc acha que eu tenho que trocar meu HD ou vc tem alguma outra solução pra isso? Obrigado.

  211. Muito obrigado Luiz. O meu problema foi resolvido.
    Eu estava com o mesmo problema.
    Tenho um HD Samsung, no entanto quando eu ligava ele no usb aparecia uma mensagem dizendo que estava corrompido e danificado e eu precisava formatá-lo.
    Eu também sou da época do MS DOS e sabia que tinha algum comando que poderia resolver o meu problema, só não lembrava mais que comando era esse.
    Após pesquisar no google achei esse seu post que me salvou.
    Valeu.
    Eu simplesmente entrei no "prompt de comando" do windows e digitei:
    chkdsk g: /f (g: é a unidade de disco)
    Conforme a sua orientação.
    E em menos de dois minutos o meu problema foi resolvido. O meu hd está perfeito e não perdi nenhum arquivo.

  212. descobri isso uma semana atrás e tb salvou meu hd.. agora estou aqui caçando como recuperar meus memorandos do Samsung Galaxy Ace –já que fui obrigada a formatar por causa de um loop infinito na aplicação do celular.. : espero muito terminar bem.. :(

  213. Me socorre pelo amor de deus!!!
    Meu hd é S2 portable, não sei se isso importa muito, mas n consigo mais acessá-lo, e lá está a minha vida!!! O vídeo do nascimento do meu filho e todas as festinhas de aniversário dele.
    Ele se conecta pq acende a luz, mas não aparece nos dispositivos qdo agente entra no "meu computador". Já testei o comando chkdsk e quando executo aparece a seguinte msg: "não é possível abrir o volume para acesso direto" entrei em contato com a samsung e ela falou q vai trocar por um novo, mas vou perder os meus dado Preciso recuperá-lo, o que faço????

    1. Comigo acontece EXATAMENTE assim!!! Ainda estou desesperada!!! Vi que a dica funcionou prá vários amigos aqui. Pôxa, Aline, podia funcionar prá nós tb. Já chorei rios hj!!!

    2. Minha amiga, já resolveu? Caso contrário baixe um programinha chamado RECUVA, ele vai recuperar a maior parte das suas fotos vídeos e dados! Vai na fé que dá pé!! Abraço!

  214. Urffa… Cara…Não sei como vc conseguiu estas siglas…Mas resolveu o problema facilmente…
    Me empresta umas dicas assim…vc é de mais…
    Valew mesmo…

  215. Altamente mais uma vida a salvo…pensava que tinha perdido os meu trabalhos todos e graças a tua dica ja tenho o meu disco a rolar de novo. Muito obrigado

  216. caro amigo, tenho hd externo samsung, já fiz todos os procedimentos conhecidos, mas meu hd não aparece em nenhum local, o CMD não me salvou, só faz acender o led e rodar o disco.
    o que devo fazer

    1. Pessoal, além desta dica existem outras formas de se recuperarem HD, principalmente utilizando sistemas de inicialização por cd-rom ou pendrive(linux), quem trabalha com armazenamento não pode simplesmente contar com segurança de um HD externo e preciso ter utilitários de reserva para dar manutenção nestes HDs, por este motivo que eu mantenho a formatação do meu HD com partições de FAT32 não NTFS que seria o padrão do windows atualmente, o NTFS e suportado por alguns outros tipos de "sistemas operacionais", mas o FAT32 e suportado por quase todos os sistema operacionais e "ferramentas de recuperação" (linux,sus,os,ios, brfreee, etc), por ser uma padrão mais antigo, mais isso também reduz a velocidade do armazenamento.

      SEGUNDA DICA: Procure particionar seu HD externo em blocos de 100G ou 50G, criando varias unidades no mesmo HD. Desta forma quando algum problema ocorrer com o HD em alguma unidade 98% de chance de você conseguir ler as outras unidades, que se encontram em cilindros alojados a parte, isto é, você isola os problemas, isso evita que eu não consegue acessar mais nada do meu HD, podendo me dar mais tempo para manutenção do problema.

      TERCEIRA DICA: Evite de manter a opção de "compactar arquivos" ativa quando clicamos com lado direito do mouse em cima do HD e selecionamos "Propriedades", esta opção aumenta o tempo de transferência de arquivos para o dispositivo, uma vez que ele precisa compactar antes de enviar. Além de colocar todo o padrão dos dados em um formato diferente da leitura nativa de arquivos, o que impossibilita a recuperação dos dados por outras ferramentas, que não conseguem fazer a leitura deste padrão, não quer dizer que não existem ferramentas, existir existe, mas normalmente são pagas. Por isso utilizar padrões anteriores para questões de armazenamento externo, por que a possibilidade do problema e certeza!

  217. Tentei aqui, nada fuinciona… minha HD caiu, ai pluguei, funfou… fui colocar arquivos e tava travando, não quis nem remover o hardware… tive que puxar… agora ta pedindo para formatar… to ficando doida, 500 GB pro lixo… qdo uso H: aqui dá parametro invalido (é o local da minha hd… e o f: dá Não é possivel abrir volume para acesso direito. O que eu façoooo????me ajudaaa

  218. Oi Pessoal, estou tentando de tudo e não estou conseguindo..TEnho um hd externo e ele liga, pisca uma luz e faz um barulho de bip, mas não aparece nada no meu note..
    Quando tentei este comando aparece que não é possível abrir o volume para acesso direto..
    POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE!!!!

  219. Eu quero agradecer a Deus por ter te usado maravilhosamente! No meu HD tinha informações que por baixo valia uns 1000 reais. Um abraço e não tenho palavras para descrever. Feliz demais… MUITO OBRIGADO

  220. amigo, me ajuda: o seu comando é invalido. a letra do meu HD é J. coloquei: chkdsk j: /f – deu caminho invalido. coloquei chkdsk f: /j tambem deu invalido.

  221. Demais Cara!!! Resolveu meu problema o velho e bom MS-DOS.
    Mais eu sei o que causou a falha na abertura do meu disco. Eu simplesmente alterei o nome do volume e com isto perdeu os índices e ficou todo embaralhado.
    Fica a dica para todos para criarem os nomes dos volumes e não mexer mais.

    Muito obrigado pela grande ajuda, pois com a cabeça quente eu nunca iria recorrer ao velho DOS.

  222. Mais um que tem que vir aqui registrar agradecimentos pela preciosa dica! Senti um frio na espinha quando conectei meu HD Samsung de 1TB e ele pediu pra ser formatado, sem exibir nenhum dos meus arquivos… Com o comando indicado, recuperei total acesso! Muito obrigado!

  223. Olá pessoal,gostei muito do post,realmente mexer com os nossos hd’s é de deixar qualquer um louco. Então,eu fiz todo o procedimento,demorou um pouco,mai ou menos uma hora, mas concluiu, o problema é: depois que concluir é preciso fazer o que mais para finalizar a operação ou comando?? pois o processo foi realizado como sucesso,o DOS comunicou que os erros foram corrigidos,porém permanecea mesma situação, ainda não está sendo reconhecido em nenhuma unidade do computador. Alguém pode me ajudar?

  224. Prezado Luis, prolema resolvido, suas informações foram de muita ajuda, é disso que nós precisamos de pessoas que compartilhem seus conhecimentos.

    Pelegrini 11/04/13

  225. Eu simplesmente entrei no "prompt de comando" do windows e digitei:
    chkdsk g: /f (g: é a unidade de disco) depois de alguns minutos, meu HD ficou 100% funcionado deu tudo ok.
    Agradeço a todos por terem postado essa super dica. valeuuuuuuuu.

  226. Cara, vc é FODA D+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ganhei o dia com sua dica…..
    Muito obrigado mesmo…. Parece besteira, mas tinha muita coisa no meu HD de valor sentimental…..As fotos….

    Valeu mesmo… Não sei como retribuir.

  227. Pra mim não resolveu!

    Antes de completar o scan da metade da metade do hd de 250gb que demorou quase 3 horas, o programa encerrou e não corrigiu , dizendo que varios arquivos estão iligiveis e com led(led mesmo e não bad) Não chega a passar nem para a segunda etapa que vai de 1 a 3. Acredito que esta com problema na placa, na agulha ou com a trilha riscada. Testei todos os programas que nem sequer conseguirão achar a partição que existia, toquei case e cabos e nada. Uma gande zica o hd esta em RAW, agora quando tento desconecta-lo com segurança ele não obedece mais e continua girando, antes ele parava. Se alguem puder agradeço uma orientação.

  228. Nossa! Muito obrigado! Você me salvou também, nem sei como agradecer, achei que tinha perdido tudo do meu hd externo(samsung g3 station 1.5 Tb), obrigado mesmo. Grande abraço!

  229. Ola bom dia.
    bem li a sua historia e a minha e quase parecida….. tentei fazer o que vc falou mas nada e ainda mandou fazer uma senha criptografada.
    apare-se uma tela dizendo

    F: NÃO ESTÁ ACESSÍVEL
    ACESSO NEGADO.

    ALGUEM ME AJUDE O QUE FAZER…..

    1. Nem todos os PC's possuem unidade de leitura F. Veja qual a unidade leitora utilizada, pode ser C, D ou E. No caso, você tem que inserir no lugar de "F:" a unidade local de uso, ou seja, "C:", "D:" ou "E:" e ficaria "chkdsk C: /F" ou "chkdsk D: /F" ou "chkdsk E: /F". Espero ter ajudado.

    2. SE NÃO DER CERTO TENTA DIGITAR O NOME COM LETRAS MAIÚSCULAS POIS QUANTO DIGITEI COM LETRAS MINUSCULAS NÃO DEU CERTO DAI TENTEI COM LETRAS MAIÚSCULAS E DEU CERTINHO SALVEI 1 TERA DE AQUIVOS!!!!

  230. Me ajudem tentei todas as letras do alfabeto . o Partimento G , Diz que o sistema de arquivos é UDF .
    O windowns não consegue executar a verificação de disco neste volume porque ele está protegido contra gravação

  231. Cara, uso computador desde os anos 80…havia me esquecido do bom e velho chkdsk do DOS…muito obrigado por nos ajudar! Dica de ouro!

  232. caro amigo muito obrigado, de coração desde de ja eu agradeço a vc por tudo..
    q Deus abençoe vc e toda sua familia.
    as veses um simples ato faz uma diferencia muito grande
    obrigado

  233. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Sou somente uma usuária de computador, mas sou 'xereta' e não gosto de ficar chamando técnico! Muitos infelizmente sabem menos que eu, que não sei nada! Obrigadíssima pela preciosa dica! Valeuuuu!!!

  234. comprei um micro novo e quando iseri via usb o meu hd do micro velho com fotos , docs e etc.. não aparece nada a marca deste hd é da HITACHI , alguem pode me ajudar a acessa-lo>>>

  235. Ufa… eu não lembrava do /f e o meu problema só com chkdsk nao estava funcionando. Mas agora lendo esse post meu HD de 1TB está funcionando novamente, muito obrigado e Deus abençoe

  236. Acabei achando o seu site por causa de um problema de leitura da minha HD e eis que encontrei a santa solução!! Muito obrigada, caro Luiz! Sua simples lembrança do chkdsk f: /f salvou todas as coisas que tinham na minha HD de 1TB!! Valeu mesmo!!!

  237. cara no muu hd esta acontecendo o seguinte, ele tava cheio de arquivos, agora esta dizendo que necessecito de formatar ele para ter acesso mas antes de aparecer essa mensagem, aparecis que eu precisava corrigir alguns erros do hd, e eu clicava em continuar sem verificar… agora conecto o hd e está acontecendo isso pede pra eu formatá-lo so que esta cheio de arquivos meus la dentro, fotos videos, séries, filmes, programas, músicas, animes… e preciso recuperar essa inicializaçao do hd… seráque tem algum jeito.. estu baixando programas de recuperaçao de dados… flw abraço!!!

  238. Meu HD Externo SEAGETE Free Agent GoFlex repentinamente começou a estalar como se estivesse preso, não é reconhecido no pc e na televisão trava quando escolho o arquivo. Me ajude.

  239. Olha, eu só queria te dizer que hoje eu vivi uma das piores sensações da minha vida. Faço doutorado e tinha arquivado 3 anos de pesquisa no HD, pra variar, sem backup; sim, 3 anos de pesquisa. Sei que é a mesma sensação que muitos relataram aqui, de ver o seu o seu trabalho evaporar, se esvair. Gostaria, sinceramente, de agradecer! Meu muito obrigado!!!

  240. Boa tarde! Tentei utilizar o comando, mas aparece a mensagem dizendo que o sistema do arquivo é RAW e que o comando não está disponível para este sistema, exite outro comando? Desde já, obrigado!

  241. galera

    INICIAR / NO CAMPO PRA PESQUISAA DE PROGRAS digita CMD dae vai aparecer o CMD la nos resultados. dae, com botao DIREITO dou mouse ABRIR COMO ADM. daae qno abrir digitar CHKDSK /F (unidade, por ex. "G:")

  242. Cara…

    NESSE MOMENTO EU LEVANDO E APLAUDO DE PÉ…
    Muito obrigado.. creio que não só eu, mas voc~e ajudou todos…

    Recuperei os 500 Gb da minha HD externo…

    Obrigado…

  243. Tenho um hd externo samsung de 320 ,e parece que travou, o computador nao consegue reconhecer nem ler , voce conecta e é como se nao tivesse conectado nada,ja troquei o cabo,liguei em outro computador e nada,e nao acho aqui em Brasilia nenhuma assistencia tecnica,alguem me ajuda.

  244. Cara Valeu Mesmo!!!
    Já estava disposto a buscar um tecnico para recuperar quase 1tb de arquivos. Uma coleção de mais de 450gb de cd´s além de diversas series e documentos que tenho.

    Que Deus te abençõe.

  245. Olá Luiz eu não sou um cara fica comentando muitos nesse murais mas cara eu vie ai que vc ajudo muitas pessoas,isso e muito bom eu fez tudo que vc falou e que os outros tbm comentarão ai e que conqueiro.

    Bom Guerreiro eu tenho projetos aqui da minha empresa do meu HD-EXTERNO sé eu perde "Sabe que e tudo que vc fez ate agora perde tudo" ….
    Bom vim aqui pede sua ajuda irmão,pfv parceiro não sei mais o que fazer sé eu perde esses arquivos "no palavriado popular estou ferrado" esta todo meu trabalho la..
    Me ajudaaa parceiroooo

  246. Graaaande!!!!!!! Cara, mesmo com a solução apontada passei trabalho. Rodei várias vezes o comando via DOS, ia até o final com sucesso e poucos segundos, mas continuava sem exibir no Windows.

    Via DOS, rodava um DIR e apresentava o conteúdo, mas via Windows permanecia dando erro e dizendo que precisava formatar.

    Aí, do nada, começou a dar Acesso Negado via DOS também. Pensei comigo "OK, já era, foi-se o HD…"

    Último recurso? Resolvi forçar as permissões no HD, rodando novamente todas elas como controle total para todos os usuários da máquina.

    FIX!!!
    Tudo resolvido, e arquivos acessíveis.

    Valeu!!!

    1. oi amigo, por favor me ajuda aew, como vc conseguiu…

      "Último recurso? Resolvi forçar as permissões no HD, rodando novamente todas elas como controle total para todos os usuários da máquina".
      obrigado, abraço

  247. Olá Luiz, sou novato por aqui e encontrei teu blog, provavelmente como a maioria do pessoal da lista, em um momento de desespero.
    Estou com um problema semelhante: possuo um HD externo Samsung M2 Portable de 500 GB que resolveu me dar sustos. Ultimamente, ao conectar em meu NoteBook com windows 7, ele abre, indentifica, roda os arquivos, mas depois de alguns momentos desconecta sozinho. Ás vezes, fica desconectando e reconectando sozinho, outras vezes simplesmente desconecta e não aparece mais. Percebi que o disco roda rapidamente e o LED pára de piscar, ou melhor, mantém-se aceso. Tenho medo que seja algum problema físico. Tens visto algo similar?
    Obrigado, João

  248. Luiz cara vc pode me ajuda eu não sei mais o que faço,tenho todo os projetos que já e diversos programa eu meu HD,eu já fez tudo que vc falo cara me ajuda….
    Ou outro pessoa ai quem com sequio,aqui no meu HD esta todo trabalho….
    me ajuda Luiz…….

  249. PARCEIRO EU AQUI NOVAMENTE,ME AJUDA LUIZ EU NÃO POSSO PERDE OS MEUS ARQUIVOS ESTÁ TODO PROJETO DA MINHA EMPRESA AQUI POR FAVOR ME AJUDA OU ALGUÉM QUE JÁ COM SEQUIO AJEITA SEU HD-EXTERNO..

  250. Cara, tentei fazer isso mas ainda nao deu certo. Esta dizendo que: “The type of the file system is NTFS. Unable to determine volume version and state. CHKDSK aborted“
    O que eu faco???? Fuuuuu

  251. O meu problema é parecido! Fui instalar o Windows XP em uma máquina que estava ruim. Após isso, a máquina começou dar aquela tela azul de erro, e pra piorar, quando tendo formatar novamente, a máquina trava.
    Obs.: não consigo chegar até a parte em que eu poderia entrar na CMD.
    Alguém pode me ajudar? :S

  252. Cara nem sei oque te falar,na compra de um novo not,passei td que tinha p/o hd externo que a partir dai não consegui mais abri-lo.Com a sua grande ajuda consegui recuperar td obrigado abçs.

  253. Caraca! Você é fodástico!!!!!!!!!!! Já tinha recuperado meus arquivos da hd com o r-studio, mas não conseguia formatar, nada dava certo, ai tentei chkdsk, não aconteceu nada, mas larguei no comando e fui dormir, quando acordei tinha dado certo! Reiniciei meu pc e voalá estavam todos os meus arquivos! 500gb de volta! Valeu mesmo mesmo mesmo!

    O dia que precisar de qualquer coisa não deixe de pedir!
    ** sou TI a 7 anos e nunca imaginei que o bom e velho DOS fosse salvar minha vida um dia!

  254. Meus amigos por favor me ajudem, tenho uma HD Samsung S2 500 gb e a mesma quando tento abrir pede pra formatar, tentei pelo dos e dá erro na tabela FAT 1 e FAT 2, lembrando que a formatação dela é FAT 32. tentei entrar no drive e diz que o volume não tem um sistema de arquivo reconhecido!!! alguém me ajude por favor?

  255. MEU AMIGOOOOOOO!!!!!!! VOCÊ MERECE UM BEIJO NABOCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SEU FOSSE UMA FÊMI, ABRIA AS PERNAS EM 2 SEGUNDO PRA VOCÊ!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk SALVOU MEU HD EXTERNO DE 1TB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  256. MEUUUUUUUUUUUUUU sem explicaçãoooooooo, muuuuuuuuuuuuiiiiiiitoooooooo obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo sério vc foi demais !!! o/////////
    hahaha'
    brincadeiras a parte , bom eu só mudei o modo de diretiva de padrão pra o melhor desempenho ^^ e funcionou tudo de resto ok !!!
    felicidade a todos…

  257. Putz cara… salvou geral!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quase fiz o que o windows tava pedindo: formatar o hd.

    Graças a Deus achei seu site.

    Muito obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!

  258. O meu caiu de bico e estava ligado. Conecto no Mac e a luz acende e faz barulho mas nao aparece no desktop. A coneccao com o cabo parece estar frouxa…o que posso fazer pelamordideus ? Luis

  259. Eu tenho um hd externo de 320 gb samsung…mas so posso usar 1 gb do espaço do hd..nao sei o q ta acontencedo ja formatei…e nada…ate1 gb de arquivo consigo armazenar maior q isso nao consigo…antes disso ja usei o espaço delete todo normalmente….depois começou o problema ou seja o led azul fica aceso piscando e o motor funcionando mas nao conseguia abrir o hd…tentei por diversas vezes e maneiras mas nao tive sucesso. por fim, resolvi formatar em ntrs. agora consigo usar mas no maximo 1 gb. nao entendi nada e nao to conseguindo resolver. gostaria de obter ajudar a respeito…alguem pode me ajudar por favor…desde ja agradeço a atençao.

  260. Não estou conseguindo acessar o meu HD EXTERNO SANSUNG 1TB utilzando a dica
    CHKDSK e:/e

    ONDE "e" é a unidade loca de disco

    aparece na tela do CMD dessa forma:
    C; USERSPAULO FERNANDO>

    acrescento o comanndo

    C; USERSPAULO FERNANDO>chkdsk e:/e

    APARECE:
    Parãmetros inválidos..

    podem me ajudar?

  261. Comprei um hd externo Ozne F3 e não consegui usá-lo ainda. Quando é aberto ele pede para formatar, mas a formatação falha. Já tentei de tudo q é jeito. O sistema de arquivos é RAW e também já tentei converter, mas também não deu certo. Pode me ajudar?

  262. Não sei o que está acontecendo. Comprei em 2010 um HD externo da Samsung de 1,5 TB. No ano passado, a porta USB dele se quebrou e fui obrigado a começar a utilizá-lo como HD SATA. Não sei se foi por isso que deu um problema nele, pois agora existem pastas que ele simplesmente lê mas, quando vou copiar para outra unidade, aparece a mensagem "Erro de dados (verificação cíclica de redundância)" e o(s) arquivo(s) não é(são) copiado(s) de forma alguma. Não quero formatar porque ele tem mais de 900GB de arquivos importantíssimos meus, desde 2008, dos PC's e Notebook's que eu já tive e formatei. O que devo fazer??? Ele é sistema FAT32. Se eu convertê-lo para NFTS, esse problema pode ser resolvido, ou dá na mesma??? Será que existe alguma mancha ou arranhão no disco rígido??? Não me lembro de ele ter sofrido algum tipo de queda ou choque brusco ou queda de energia com ele ligado, como HD SATA. Por favor, me ajudem!!!

  263. Galera estou com o mesmo problema do Lui, porém não deu certo ainda sua dica, o sistema CMD, da a mensagem que o " sistema do HD e arquivo tipo FAT 32, e erro na tabela da alocação. Alguém pode me ajudar?

  264. Boa Tarde, o que acontece e que eu tenho um Hd externo da Toshiba de 750Gb e minha vida esta naquele Hd, quando eu plugo no pc, via usb, ele aparece a mensagem de "Voce precisa formatar o disco no Drive J: antes que possa usar este disco" o que eu deveria fazer?
    Obrigado.

  265. Luiz (ou qq outro que possa me ajudar) tenho um hd sansung s2 1tb,hj estava transferindo uns arquivos para ele e pouco depois a pareceu a msg de surto de tensão, retirei e depois ele não pareceu mais em nenhum computador!!!! qdo conecto fica a luz azul acesam depois pisca por alguns segundos e depois fica a luz fixa, mas sinto que ele ta rodando, mas não abre e chega até a travar o pc!to desessssssssssperada, akbei de chegar de uma viagem pela europa e todas as minhas fotos estão lá, assim como, minha mono que apresento daki a uma semana!!!pelo amor de Deus peço ajuda :(

  266. Preciso que alguem me ajude. Meu hd externo caiu no chao e agora nao abre nenhum arquivo. Sao anos de trabalho que estao ali. Preciso muito que alguem me ajude a recuperar os dados.

  267. ola me ajuda por favor, bom conecto meu hx externo via usb lembrando meu hd é da scorpio blue de 320 gb. eu conecto ele e pedi formatação, meu windows é o 7 ultimate, e o comando chkdsk n funcionou, dis que n épossivel identificar o volume. me ajuda por favor. desde então agradeço

  268. Posso ajudar. Casos mais complicados de recuperação, pode me enviar o HD via correio. Se conseguir recuperar, cobro R$ 150. Se não conseguir, devolvo pelo correio também. As despesas de ida e volta fica por sua conta, ok? Se tiver interesse, me escreva: [email protected].

    Grato.

  269. caras meu disco não acende mas ela esta rodando, pois sinto ele e o barulho trabalhando, mas não lê. desliguei ele sem desconectar o que façao para pegar os dados

  270. DEUS QUE AJUDE, AMIGOOO!!!!! VOCÊ SALVOU MINHA VIDA! Eu trabalho com fotografia e vídeos. Uso o HD externo justamente para fazer backup. Todo meu trabalho estava la dentro. Fiz isso que você disse, o chkdsk e voaláááá… Voltou a funcionar! MUITO OBRIGADO PELA DICA!

  271. Fala fera voce pode me ajuda tenho um hd samsung m3 portable 1tb e tentei ja todos os tipos de coisa ^^
    mais nada da certo tentei agora pelo ms-dos nao e possivel abrir o volume para acesso direto
    tem algum geito de eu recuperador meus dados ?

  272. Olá Luiz, sou novato por aqui e encontrei teu blog, provavelmente como a maioria do pessoal da lista, em um momento de desespero. Estou com um problema semelhante: possuo um HD externo Samsung M3 Portable de 500 GB que resolveu me dar sustos. A luz do led fica acesa direto e quando peco para remover o hardware com seguranca o hd aparece la mais nao consigo verificar os arquivos, tenho medo que seja algum problema físico. Tens visto algo similar?

    Obrigado, mariano

  273. Cara… tenho um HD externo Samsung M3 (habilitado pra USB 3.0), qnd conecto a algum pc ele apenas acende o LED mas não reconhece… tentei fazer o q vc usou baseado na ultima letra q havia reconhecido antes do problema e nada… se tiver alguma sugestão… nesse hd esta minha vida :/

  274. Deus o abençoe hoje e sempre!
    Sem palavras para agradecer!
    Emoção à flor da pele!
    TODO o backup do sistema Labore salvo.
    Muito, muito, muito obrigada!

  275. Meu véio , recuperei meu HD externo por completo, muito obrigado.
    Devo salientar que no exemplo do nobre cidadão, o primeiro "f" significa a unidade que o HD externo se encontra, e o segundo "f" não muda, pois ele significa o parâmetro do DOS. Me corrija se estiver errado, pois depois de algumas tentativas foi que conseguí. Exemplo: o HD se encontrava na unidade "E" então digitei : chkdsk e: /f

  276. Veioooooo sou do tempo do DOS, mas nem lembrava deste comando e principalmente que isso recuperaria meu HD. muito obrigado… farei backup agora e depois seja o que Deus quiser kkk

  277. Olha valeu muito sua diga. Pra mim funcionou perfeito recuperei tudo. Que bom que pessoas como vc compartilham seus conhecimentos.
    Eu já estava procurando alguém que fizesse recuperação de dados perdidos. Ia gastar uma grana e pior ainda se perdesse todos meus arquivos, fotos de família, etc… Muito obrigada!!!

  278. Socorro!!! Fiz tudo certinho, mas retornou com a mensagem Tabela mestra de arquivos corrompida. O windows tentará recuperar a tabela mestra de arquivos do disco.
    após isso veio O Windows não pode recuperar a tabela mestra de arquivos. chkdsk anulado.
    Ajudem!!!

  279. Socorro!!! Fiz tudo certinho, mas retornou com a mensagem Tabela mestra de arquivos corrompida. O windows tentará recuperar a tabela mestra de arquivos do disco.

  280. Putz, preciso de ajuda…..
    Eu não havia mapeado meu NAS Seagate. Ele aparecia pra mim como BA-2300AB, o default da Seagate!
    E…………….. deu pau!
    Nada funciona. Nem esse comando chkdsk. Como eu devo usar? chkdsk BA-2300AB :/f?
    Tenho 1TB de arquivos, milhares de fotos, trabalho, etc!!!
    Alguém pode me ajudar?

    Vlw,
    Leandro

    1. Leandro, eu tentei por varias vezes e também não tive sucesso dai eu abri novamente o cmd e digitei chkdsk E:
      (meu drive é E) ele começou a ler… tenta ai só verifique certinho o nome da porta.

  281. VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    CARA LI COM PRAZER SUA GRANDE RSRS EXPLICAÇÃO QUE SE RESUMIU EM POUCAS PALAVRAS VC SALVOU MEU HD DE 1 T VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU + UMA VEZ VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  282. Caro Luiz,preciso de sua ajuda!

    tenho uns 500 gb perdidos em um hd externo da lg. já tentei levar na lg, mas lá eles não arrumam… o que ocorre é que a luz azul fica acesa e o pc não reconhece… não acontece nada…
    tentei o comando chkdsk f:/f mas não deu resultado..
    pode me ajudar?

  283. Meu amigo,não tenho palavras para te agradecer,tentei e não dava ia desistir mas decidi tentar mais uma vez e funcionou. Consegui recuperar quase 500GB de coisas importantes.muito obrigadoo. Deus te abençoe amigo.

  284. Olá, eu não entendo muito, tipo nada, de computador então vamos: Meu hd é samsung , adata, de 500 , na verdade ele era da minha tia e parou de funcionar como ela n sabia o que havia acontecido me deu ele pra eu tentar ajeitar pra mim. Eu abri ele e troquei o cabo usb por outro e funcionou, mas quando coloco na porta da frente do pc ele dá uns bips e não reconhece mas se eu colocar na porta de tras funciona perfeitamente, já me disseram que eu tenho que comprar outro que ele vai dar pau, mas não sei o que posso fazer para ajeita-lo , e agora?

  285. Depois de uma queda meu HD EXTERNO SAMSUMG nunca mais foi o mesmo, não conseguia copiar pc-hd e hd-pc , fiquei puto e como era a maioria filmes formatei, mesmo assim não copia com a velocidade que antes. tem com voltar a ser como antes ???

  286. Parabens, pra mim, não deu certo, meu HD SAMSUNG DE 640, da noite pro dia deu problema, ele não aparece mais quando eu o conecto em qq maquina, eu comecei uma formatação ontem a noite mas não deu, tive que desligar a maquina, de manha fui realizar a formatação e simplesmente o HD não aparece, fica piscando, piscando e nd, vc pode me dar uma ajuda???, desde ja agradeço e FELIZ NATAL.

  287. Vichi no meu apareceu a seguinte informação:
    O tipo de sistema de arquivos é FAT 32
    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 1)
    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 2)
    Não há tabelas de alocação de arquivos Fats Legíveis
    Que que eu faço?????

  288. PQP vc é do caralho meu amigo….vc salvou dias de lamentação e desespero.
    Não da nem pra acreditar.
    Eu estava fazendo errado, mas depois q vi o post de um rapaz falando pra não alterar o "/F" no final, alterar somente o "F:" ai deu certo.
    Nossa ja tava quase baixando esses progr. de recuperar arquivos, ia dar a maior trabalheira.
    Muito Obrigado de coração!!!!!

  289. Sensacional, já estava desesperado após inúmeras tentativas, e agora funcionou com sua dica! Se fosse mulher, merecia até um beijo na boca! HAHA Obrigado.

    1. Oi paulo….BOA NOITE A TODOS… TO EM DESESPERO MEU HD DE 500GB PARTICIONADO EM 3 PARTES, DEPOIS DE EU SALVAR TUDO QUE EU TINHA, FOTOS, AUDIOS, VIDEOS E OUTRAS COISAS(ENFIM, BACKUP DE 2 NOTEBOOKS), DESLIGUEI E NO DIA SEGUINTE PRA MINHA SURPRESA ELE E DESESPERO PEDE PRA FORMATA UMA UNICA UNIDADE E AS OUTRAS NAO APARECEM. FUI NO GERENCIADOR DE DISCO ELE APARECE COMO 465 GB ATIVO, MAS NA FORMATAÇÃO SO APARECE A PRIMEIRA PARTICAO DE 244 GB. POR FAVOR ME AJUDEM. OBRIGADO

  290. BOA NOITE A TODOS… TO EM DESESPERO MEU HD DE 500GB PARTICIONADO EM 3 PARTES, DEPOIS DE EU SALVAR TUDO QUE EU TINHA, FOTOS, AUDIOS, VIDEOS E OUTRAS COISAS(ENFIM, BACKUP DE 2 NOTEBOOKS), DESLIGUEI E NO DIA SEGUINTE PRA MINHA SURPRESA ELE E DESESPERO PEDE PRA FORMATA UMA UNICA UNIDADE E AS OUTRAS NAO APARECEM. FUI NO GERENCIADOR DE DISCO ELE APARECE COMO 465 GB ATIVO, MAS NA FORMATAÇÃO SO APARECE A PRIMEIRA PARTICAO DE 244 GB. POR FAVOR ME AJUDEM. OBRIGADO

  291. Fiz o comando e até mostra o que foi recuperado pela janela do cmd, mas ele continua com acesso negado!
    O que faço???
    Preciso acessar meu HD de 1 Tb de estudos!!!

  292. Fiz o comando mas não resolveu apareceu como resposta: Não é possível abrir o volume para acesso direto. Tenho um HD da samsung de 500GB o disco está girando normal porque quando conecto no USB fica claro o led liga normalmente mas o windows não reconhece.
    Deixei ele cair e aconteceu isso por favor me ajude por que tem uns 2 anos de trabalho neste HD!!!

  293. Boa noite Luiz, tenho o mesmo problema que o seu… Porém quando abro o cmd e digito em letra minúscula ou maiúscula "chkdsk e:/f (a entrada que ele tenta reconhecer é "e") ele me dá essa mensagem: "Não é possível abrir o volume para acesso direto"… o que devo fazer?

  294. Fiz exatamente como você disse e deu certinho, recuperei meus 500G de fotos, vídeos, trabalhos de escola e principalmente, meu relatório de estágio. DEUS TE ABENÇOE, MTTTT OBRIGADA <3

  295. Caro amigo, você simplesmente salvou meu dia, estava com o mesmo erro de reconhecimento no hd usb, e graças a sua bondade consegui recuperar tudo. Obrigado.

  296. Por favor me ajude o meu HD é um samsung 500g, modo FAT32, ele é reconhecido pelo pc mais muito lento, as vezes ele trava a transferencia e tenho que retirá-lo e coloca-lo novamente já fiz de tudo. Por favor me ajude.

  297. Fiz os memsmos passos que vc tbm, GETBACKDATA pirata etc. Até que lembrei do CHKDSK, mas qdo coloquei no gtoogle veio direto seu blog, que já me adiantou o comando /f. Deu certo! Excelente post! Muito obrigado!

  298. No meu caso, tenho um HD Samsung Story 1 Tb e quando tento acessá-lo, está dando a seguinte mensagem: " O Windows não pode encontrar ‘F:NATRIUM|NATRIUM.exe’. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente novamente."
    Estou passando agora um corretor do próprio Windows 7, onde marquei ( x ) Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e também ( x ) Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. Será que funcionará?

  299. pessoal me ajuda meu hd é de 1tb e o meu pc é windows 8 mais não abre os videos. ja instalei um monte de programa que dizem que ajuda para abrir e nda..me ajudem

  300. Olá, tentei mas apareceu a seguinte mensagem:
    Não é possível abrir o volume para acesso direto.
    Sabe me dizer se tem outra coisa que posso tentar?

  301. Cara, alguém me ajuda??? Meu HD é da Samsung de 1,5TB, nao sei pra que tanto, mas sim, ele tem 1,5TB hahahahah
    Sou bem leiga em assuntos como esse, mas vezes meu note simplesmente nao o lê meu HD.. e quando lê, aparece a seguinte mensagem:

    E: não está acessível
    Parâmetro incorreto.

    Gente, o que é isso? HAHAHAHAH

    Quando tento em outro computador, fala que eu preciso formata-lo para usar.
    Eu me encaixo no problema de vocês? Porque realmente nao posso perder meus arquivos :'(

    1. Bom dia.
      Tbm tinha o mesmo problema. O drive aparecia H: mas não dava acesso
      Qdo tentava o chkdsk em um xp, tentei de todas formas e dava erro.
      Fiz o mesmo procedimento em um Win 8.1 e deu certo.
      Acesso total aos meus 1 tera de trabalho.
      Boa sorte

    2. comigo esta acontecendo o mesmo,
      ae eu pus da seguinte maneira
      CHKDSK E:e

      deu a informação que o sistema de arquivos e raw, e nao fez nada.

      ajudemmmmmmmmm

      1. clice em iniciar e digite la CMD, clique em cima de CMD com o botao direito e depois em Executar Como Administrador… quando entrar na tela do dos, certifique-se que a letra da sua unidade é E:, sendo isso mesmo segue o comando:

        chkdsk e: /f /r

        deve demorar um pouquinho!
        continue tentando!!!!!!!!!!!

  302. Meu HD Sansung de 1T, estava apresentando dificuldades no reconhecimento, foi quando apareceu aquela tela que diz que há arquivos danificados se deseja corrigi-los ou entrar sem corrigir, mandei corrigir para minha surpresa um diretório importante sumiu e agora não sei como recupela-lo será que o comando chkdskpode me ajudar ? ou existe outra maneira.

  303. O meu HD é um samsung s2 portable de 1tb e já tentei fazer de tudo que achei na internet, mas não consigo. O LED está piscando normalmente, mas quando tentei (várias vezes) resolver pelo gerenciador de discos, o sistema não reconhece que o hd está plugado então ele não aparece!
    Quando tentei fazer da forma como você sugeriu a mensagem "não é possível abrir o volume pelo acesso direto" apareceu!
    O que eu faço?

    1. boa noite Laís
      meu nome e Tiago estava com um problema parecido com o seu mas da forma que o colega Luiz de Souza fez para min não deu vou informa como eu fiz .
      abra o gerenciador de disco do Windows, se o seu dispositivo aparecer ai talvez de certo.
      1 va em gerenciador de disco
      2 após sele clicar em cima dele com o botão direito
      3 clicar em auterar letra de unidade e caminho
      4 clicar em adicionar
      5 marcar esta opção atribuir a seguinte letra de unidade
      6 clicar em ok
      pronto
      no meu deu certo fiz agora
      Luiz favor compartilhar com os colegas se possível.

  304. Luiz, você é o cara!!! o meu é um SAMSUNG HD Portable 1TB, e o uso no Windows 8, e apareceu a mensagem "Parâmetro Incorreto". Useu o chkdsk f: /f e em 5 minutos tudo se resolveu. Muito Obrigado!!!

  305. Muito Obrigada!
    Não sabe a felicidade que tive ao saber que deu tudo certo, consegui recuperar dados muito importantes para mim, sem nenhuma perda e sem ter que formata-lo. Novamente muito obrigada!

  306. O meu aparece assim, o que devo fazer?
    O tipo do sistema de arquivos é FAT32.

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 1).

    Erro ao ler a tabela de alocação de arquivos (FAT 2).

    Não há tabelas de alocação de arquivos (FATs) legíveis.